ENTRETENIMENTO
30/04/2020 13:03 -03 | Atualizado 01/05/2020 08:43 -03

Grande encontro de gerações, disco 'Gil Baiana Ao Vivo em Salvador’ chega ao streaming

Show único que gerou álbum foi realizado em novembro de 2019.

Gilberto Gil e BaianaSystem, duas potências da música nacional, se encontraram em um show inédito em novembro de 2019, parceria que gerou um álbum e lançado nesta quinta-feira (30) nas plataformas de streaming.

Trata-se de Gil Baiana Ao Vivo em Salvador, disco com sete faixas, cheio de poesia e guitarras invocadas, que une clássicos de Gil, como Extra e Emoriô, e sucessos do BaianaSystem, incluindo Dia da Caça e Água.

Líder do BaianaSystem, Russo Passapusso conta que o repertório do espetáculo foi escolhido a partir da conexão entre suas obras.

“Pra mim, se divide em três matrizes: o ijexá, o reggae e a mensagem, a necessidade de colocar algo para as pessoas”, enumera o músico em nota enviada para a imprensa. Sobre a bases de Gil, Passapusso revela também que inseriu novos vocais, assim como é feito nos soundsystems jamaicanos.

Para Gil, o encontro com a banda fundada em 2009 e que arrasta multidões para as ruas no Carnaval da Bahia foi uma “fusão de momentos, contextos, histórias”. “O BaianaSystem é uma banda com esse ecletismo. É a Bahia, né? A Bahia tá viva aqui”, comemora.

Ouça o disco no player abaixo:

Para celebrar o lançamento do álbum, Gil, Passapusso e Roberto Barreto - guitarrista do BaianaSystem - participam de um bate-papo, às 18h. 

A transmissão será feita no canal de Gilberto Gil no YouTube (acompanhe no palyer abaixo) e contará com legendas feitas pela STN Caption - a iniciativa é voltada para pessoas com algum grau de deficiência auditiva e faz parte da campanha #SurdosQueOuvem.