Bacurau é, indiscutivelmente, sucesso de crítica e público. Em cartaz desde o dia 29 de agosto, o longa coescrito e codirigido por Kleber Mendonça Filho e Julio Dornelles Filho já levou mais de 150 mil pessoas ao cinema.
Vencedor do prestigiado Prêmio do Júri do Festival de Cannes 2019 e também ganhador do troféu de Melhor Filme do Festival de Cinema de Munique, o faroeste pernambucano distópico já faturou mais de R$ 2 milhões em bilheteria e deve chegar a um total de 284 salas de exibição nos próximos dias.
Essa repercussão ocorre em um momento de crise audiovisual brasileiro, cenário que tem gerado temor entre profissionais do setor - que têm em vista a possibilidade de um desmonte das políticas de fomento no governo Bolsonaro.
Outra prova de que Bacurau é um fenômeno pop é a multiplicação de ilustrações e homenagens gráficas que ocorreu na internet nos últimos dias. Artistas de diferentes partes do País passaram a fazer releituras de cenas especiais do filme e também de seus personagens favoritos na trama.
A maioria das fanarts retrata Lunga (Silverio Pereira) e Domingas (Sonia Braga), mostrando que os personagens têm potencial para fixar lugar no imaginário popular como aconteceu, por exemplo, com Zé Pequeno, de Cidade de Deus (2002), e Capitão Nascimento, de Tropa de Elite (2007).
A seguir, você acompanha uma compilação de 24 artes compartilhadas nas redes sociais tanto pelos seus autores quanto pelo elenco e diretores de Bacurau. Para quem ainda não assistiu ao filme, essa lista pode ser um bom incentivo para comprar o ingresso. E para quem já assistiu e gostou, também. Ou vai dizer que você não curte rever aqueles filmes que te causaram impacto?
1. Luiza de Souza
2. Rodrigo Pozzobon
3. Marina Araújo
4. Gustavo Bauer
5. Paulo Moreira
6. Osmir Borges
7. Matheus Miguel
8 e 9. Amanda Lopes de Medeiros
10. Manzi
11. Cantinho do Caio
12. Hiago Henrique
13. Davi Ferreira
14. Renata Nolasco
15. Sinho
16. Ribs
17. Josemi Bezerra
18. Mariana Sales
19. Bonini
20. Sama
21. Samuel de Gois
22. Maurício Owada
23 e 24. Caio Oliveira
Leia a nossa crítica sobre Bacurauaqui.