ENTRETENIMENTO
31/08/2019 18:49 -03

12 filmes que você nunca imaginaria que serviram de inspiração para 'Bacurau'

Os diretores Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles falam sobre seu novo filme e por seu amor ao cinema de gênero.

Bacurau é surpreendente em muitos aspectos, mas um deles pode pegar o grande público brasileiro no contrapé. Ao contrário do que muitos brasileiros pensam do cinema nacional, o filme dos pernambucanos Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles bebe em uma fonte pouco bebida na cinematografia local: o cinema de gênero.

“Bacurau é um exercício sem vergonha em ser de gênero”, conta Kleber em entrevista ao HuffPost.

Mas o que seria o cinema de gênero? São filmes com gênero bem definido, como horror, ação, policial, faroeste, ficção científica, entre outros.

Em uma análise superficial, eles podem dar a impressão de ter como objetivo apenas o entretenimento, mas que transpiram questões sociopolíticas marcantes de sua época.

″Nosso interesse mútuo em nossas conversas sempre passaram pelos anos 1970. Pelo cinema americano, australiano, italiano... Filmes que vêm desse momento em que o mundo tinha umas características bem específicas e que as pessoas levavam para o cinema comercial obras muito estranhas e irresponsáveis até”, explica Juliano.

Veja aqui 12 filmes que você nunca imaginaria que serviram de inspiração para ‘Bacurau’:

Pelos Caminhos do Inferno (1971) - Dir. Ted Kotcheff

Divulgação

Sinopse: Quando finalmente chega o período de férias escolares, o professor primário em uma escola no meio do outback australiano John Grant (Gary Bond) viaja a Sidney para encontrar sua namorada. Porém, para chegar lá ele precisa fazer uma escala em Bundanyabba. Lá, ele encontra locais que lhe oferecem litros e mais litros de cerveja. Fascinado por um jogo local de moedas, ele aposta todo seu dinheiro e perde, entrando em um vórtex de situações bizarras regadas a muito álcool do qual não consegue escapar.

Assalto à 13ª DP (1974) - Dir. John Carpenter

Divulgação

Sinopse: Nas ruas violentas de Los Angeles, um pai vê sua filha ser morta por um membro de uma gangue enquanto comprava um sorvete para ela. tomado pelo ódio, o homem mata o assassino de sua filha e vai se refugir na 13ª DP. No local, que será fechado em breve, está apenas o novato delegado Ethan Bishop (Austin Stoker), o policial Leigh (Laurie Zimmer) e uma telefonista, além de três prisioneiros que aguardam a chegada de um médico para tratar de um deles. Com a chegada do pai da garota, a delegacia é logo cercada por gangues com sede de vingança. É aí que o grupo precisa se unir, mesmo com todas as suas diferenças, para enfrentar os invasores.

Companheiros (1970) - Sergio Corbucci

HuffPost Brasil

Sinopse: O contrabandista de armas Yolaf Peterson (Franco Nero) planeja fazer uma venda para o guerrilheiro Mongo (Francisco Bódalo), mas o dinheiro que precisa está trancado em um cofre de banco e somente o Professor Xantos (Fernando Rey), que está preso, sabe a combinação. Com a ajuda do guerrilheiro Basco, Yolaf tenta soltar Xantos, mas John “Mão-de-Madeira” (Jack Palance) pretende impedi-los. 

Era Uma Vez no Oeste (1968) - Dir. Sergio Leone

Divulgação

Sinopse: A mando do dono de um empresa de ferrovias, o veterano pistoleiro Frank (Henry Fonda) e sua gangue matam uma família inteira, pois a propriedades deles seria, futuramente, rota da uma estrada de ferro. Mas o que eles não sabiam é que o chefe da tal família tinha casado com uma prostituta de Nova Orleans, Jill (Claudia Cardinale), que chega ao local e reclama a posse das terras. Com medo do que possa acontecer a ela, Jill contrata um famoso bandido daquela área chamado Cheyenne (Jason Robards), que cai de amores p[ela bela mulher. Ao mesmo tempo, um misterioso pistoleiro chega na cidade, Harmonica (Charles Bronson) com um só objetivo: matar Frank.

Mad Max 2 - A Caçada Continua (1981) - Dir. George Miller

Divulgação

Sinopse: Em um futuro próximo, o bem mais precioso da Terra é a gasolina. Nesse mundo pós-apocalíptico, o ex-policial rodoviário Max (Mel Gibson) resolve ajudar uma comunidade a defender sua refinaria contra uma sangrenta gangue de motoqueiros.

Meu Ódio Será Sua Herança (1969) - Sam Peckinpah

Divulgação

Sinopse: Já nos últimos dias do oeste selvagem, em 1913, um grupo de veteranos foras da lei fracassa em um assalto e tenta dar um último grande golpe no México antes de se aposentar. Mas eles são traídos pelo corrupto general Mapache (Emilio Fernández) e decidem se vingar, custe o que custar.

Sob o Domínio do Medo (1971) - Dir. Sam Peckinpah

Divulgação

Sinopse: O pacato matemático americano David Sumner (Dustin Hoffman) decide passar um tempo em um pequeno vilarejo na Escócia - onde sua esposa nasceu e se criou - para relaxar e escrever su novo livro. Porém, os habitantes locais não parecem muito amigáveis e um grupo de valentões locais passam a provocá-lo. Quando sua mulher é violentamente atacada pelo bando, David é obrigado a se defender usando a única linguagem que os locais entendem: a violência.

A Noite dos Mortos Vivos (1968) - Dir. George Romero

Divulgação

Sinopse: Barbra (Judith O’Dea) e seu irmão Johnny visitam o túmulo de seu pai quando são repentinamente atacados por zumbis. Barbra consegue fugir para uma casa em uma fazenda abandonada. Logo chega ao local Ben (Duane Jones), que parou na casa precisando de gasolina. Assustado com os mortos-vivos ao redor da casa, ele se refugia lá e passa a reforçar as portas e janelas do local com o que encontra dentro da casa. Pelo rádio eles descobrem que as criaturas estão atacando em diversas outras localidades dos Estados Unidos. Pouco depois disso eles descobrem que há cinco pessoas escondidas no porão: Harry, Helen e Karen Cooper; e um jovem casal, Tom e Judy. Com os zumbis tentando entrar na casa, as tensões entre o grupo começam a crescer.

Martin (1977) - Dir. George Romero

Divulgação

Sinopse: Martin (John Amplas) é um jovem estranho que acredita ser um vampiro. Mas seus métodos não consistem em usar os caninos para extrair o sangue de suas vítimas. Ele as droga, usa uma navalha para cortar uma artéria e aí chupa o sangue. Preocupada com seu comportamento, sua família o envia para a operária e pobre Pittsburg morar na casa de um tio, que tem certeza que seu sobrinho é um vampiro com centenas de anos de idade, promete salvar a alma de Martin e depois destruí-lo.

Conquista Sangrenta (1985) - Dir. Paul Verhoeven

Divulgação

Sinopse: Na Europa medieval infestada pela peste negra, um grupo de mercenários liderados por Martin (Rutger Hauer) é contratado por Arnolfini (Fernando Hilbeck), um nobre que precisa defender seu castelo. Depois de conseguir cumprir sua missão, o grupo é enganado por Arnolfini, que dá um calote neles. Para se vingar, Martin e sua gangue tomam o castelo de assalto e raptam a filha de Arnolfini, Agnes (Jennifer Jason Leigh). A mão da moça estava prometida ao jovem nobre Steven (Tom Burlinson), que fará de tudo para resgatá-la.

Robocop - O Policial do Futuro (1987) - Dir. Paul Verhoeven

Divulgação

Sinopse: Administrada por uma grande corporação, a Omni Consumer Products (OCP), a cidade de Detroit está dominada pelo crime. Para combater a violência, a OCP desenvolve um robô policial. Mas ele sai de controle e a empresa abandona o projeto. Até que o policial Alex Murphy (Peter Weller) é gravemente ferido por uma gangue, e a OCP usa o que restou de seu corpo para desenvolver um híbrido entre humano e máquina chamado Robocop. Sem memória de sua vida anterior, Murphy se transforma em um robô implacável contra o crime, mas suas lembranças começam a atormentá-lo ao mesmo tempo que sua antiga parceira, Lewis (Nancy Allen) descobre as verdadeiras intenções sinistras da OCP.

Duro de Matar (1988) - Dir. John McTiernan

Divulgação

Sinopse: O policial de Nova York John McClane (Bruce Willis) vai à Los angeles para se encontrar com sua esposa (Bonnie Bedelia), que trabalha em uma empresa japonesa que está dando uma grande festa de final de ano em seu novo e moderno prédio. Porém, ao chegar ao local, McClane percebe que prédio foi tomado de assalto por um sofisticado bando de terroristas alemães liderados por Hans Gruber (Alan Rickman).