COMPORTAMENTO
12/05/2019 01:00 -03

Estas fotos de avós e seus netos são simplesmente mágicas

A fotógrafa Sujata Setia percorre o mundo fotografando avós, avôs e seus netos.

Quando estava crescendo em Jaipur, no estado indiano de Rajastão, a fotógrafa Sujata Setia foi clicada com quase todo mundo de sua família: sua mãe, seu pai, seu irmão, até com um gato que seus pais adotaram.

Hoje, folheando os álbuns fotográficos, ela não encontra uma única foto com seus avós.

“Acho que meus pais não fizeram fotos suficientes de mim com meus avós porque as pessoas sempre pensam que seus pais são invencíveis – até o dia que eles vão embora”, comentou recentemente Setia, que vive em Londres e faz fotos de recém-nascidos e famílias, falando com o HuffPost.

“Quando eles vão embora as pessoas têm um sentimento de uma ausência enorme, devido à falta de fotos deles”, ela disse. “Nessa hora você percebe que com o tempo, suas recordações apenas, sem fotos, tendem a ir virando uma versão indistinta da realidade.”

Agora que ela própria é mãe de uma menina pequena, Setia não gosta de imaginar a mesma coisa acontecendo com outras famílias.

Pensando nisso, passou o último ano em suas viagens oferecendo fazer fotos de avós (e bisavós) com seus netos, como um presente para eles.

O gesto é também uma homenagem a Nani, Nana, Dadi e Dada, seus próprios 4 avós.

Feitas no estilo próprio de Setia, que usa luz natural e produz imagens que lembram pinturas, as fotos são deslumbrantes.

Veja:

Sujata Setia/But Natural Photography
Uma avó e sua netinha leem um bom livro, sentadas em um lugar confortável. 

“Literalmente ando na rua, em shoppings, em aviões, no trem – em todo lugar onde vou estou sempre à procura de pessoas mais velhas, às quais ofereço como presente uma sessão de fotos com seus familiares”, disse Setia.

“Algumas pessoas às vezes me acham maluca, outras aceitam o convite.”

Aquelas que aceitam recebem de presente fotos como estas:  

Sujata Setia/But Natural Photography
Avô e netinho compartilham um momento especial. 

Ou estas:

Sujata Setia/But Natural Photography
 Igualzinha à vovó! Uma garotinha imita a postura de sua avó.

Às vezes, quando Setia pede para fazer uma sessão de fotos, os avós e a criança ainda nem se conhecem ou ainda não passaram muito tempo juntos.

Isso torna ainda mais especiais as imagens.

“Recentemente fotografei uma bisavó com uma bebê na Argentina. A menininha ainda não tinha passado tempo suficiente com sua bisavó para se sentir à vontade com ela”, contou Setia.

Mas então a bisavó começou a cantarolar uma canção antiga da igreja, e um sorriso que valia mais de 1 milhão de dólares se espalhou pelo rosto daquela garotinha de 6 meses.

“Não sei até que ponto ela entendeu a canção, mas ela abraçou sua bisavó como se elas fossem duas metades da mesma alma. Foi mágico, simplesmente mágico.”

Sujata Setia/But Natural Photography
Bisavó e bisneta sentada numa cadeira de balanço.

Setia não pretende encerrar seu projeto no futuro próximo – ele lhe proporciona alegria demais para ela querer parar. E leva alegria também às pessoas que ela clica e que têm a oportunidade de ver seu trabalho.

“Recebo imagens tanto cheias de amor quanto dolorosas de pessoas que se depararam com estas imagens”, disse Setia. “Espero que este trabalho as inspire a fotografar seus avós e bisavós com seus filhos, enquanto ainda é tempo.”

Clique a seguir para visualizar mais imagens da série de Sujata Setia sobre avós ou vá para o site ou o Instagram dela para ver as atualizações contínuas do projeto.

  • Sujata Setia/But Natural Photography
  • Sujata Setia/But Natural Photography
  • Sujata Setia/But Natural Photography
  • Sujata Setia/But Natural Photography
  • Sujata Setia/But Natural Photography
  • Sujata Setia/But Natural Photography

*Este texto foi originalmente publicado no HuffPost US e traduzido do inglês.