COMPORTAMENTO
04/12/2019 19:01 -03

Audiovisual: 5 motivos que comprovam que o futuro é agora

Profissão é ótima opção para quem deseja aliar trabalho e diversão.

Unsplash
Profissão é ótima opção para quem deseja aliar trabalho e diversão

Se você gosta de imagem e som e sonha em ganhar dinheiro com isso, mas nem sabe por onde começar a trilhar uma carreira de sucesso, seus problemas acabaram! A partir de agora, vamos listar cinco motivos que provam o quanto o setor pode ser interessante a quem busca aliar trabalho e diversão no mundo audiovisual. E mais: o profissional tem a chance de desenvolver projetos de todos os tipos e adquirir conhecimentos que fazem a diferença no mercado. Preparado? Então aperte o REC e vamos em frente!

O futuro é agora

A revolução tecnológica dos meios de comunicação mudou os hábitos de consumo e abriu uma série de oportunidades no mundo digital. Se você ainda acha que publicar vídeo no YouTube é coisa para amadores e adolescentes, corre que dá tempo para rever conceitos e surfar nessa onda. Ou tsunami, para falar a verdade.

Segundo levantamento da Snack Intelligence/Tubular Labs, dos 100 canais do YouTube mais influentes no planeta, 24 são do Brasil. O mesmo estudo mostra que o tempo gasto pelos brasileiros com vídeos on-line subiu, em média, de oito para 16 horas semanais nos últimos dois anos.

Acha pouco? O percentual de brasileiros que consomem conteúdo audiovisual prioritariamente on-line disparou de 12% para 30% nos últimos 24 meses. Ou seja, a cada dez pessoas no Brasil, três veem mais vídeos em celulares ou computadores do que em uma televisão.

Com as empresas de olho neste filão e investindo no formato digital para mostrar, divulgar ou vender seus produtos e serviços, naturalmente as chances de trabalho fervilham nesta área. Seja para o trabalho em frente às câmeras ou atrás delas, com todo o suporte necessário para produções cada vez mais profissionais.

2 - Crescimento

Se você leva em conta o cenário mercadológico para decidir o que fará da vida no futuro, preste atenção nos dados mais recentes do setor audiovisual no Brasil. Mesmo com toda a crise econômica que arrasou empresas de todos os tipos e em quase todas as áreas, o ritmo médio de expansão do audiovisual em terras brasileiras foi de 7% ao ano nos últimos seis anos.

De acordo com dados da Agência Nacional do Cinema (Ancine) e de associações, são mais de 12,7 mil empresas voltadas à área no País, com 0,46% de participação no Produto Interno Bruto (PIB). Aliás, são 335 mil empregos diretos e indiretos, com salário médio de R$ 4,2 mil. Além disso, o segmento tem R$ 42,7 bilhões de receita anual e envolvimento com 68 setores da economia nacional. Isso transforma o País no 8º maior mercado de video on-demand (VOD) do planeta. Nada mal, não é mesmo?

3 - TV a cabo

No Brasil, não é só o ambiente digital que abre portas a quem produz som e imagem. A TV a cabo se tornou uma área interessante e com grande potencial de crescimento. Devido à Lei da TV Paga, sancionada pelo Governo Federal em 2011, ficou definido que os canais brasileiros de TV por assinatura devem veicular um mínimo de 3h30 de conteúdo nacional semanalmente, em horário nobre. E, desse total, 50% devem ser de produtoras independentes. Isso abre um espaço antes inimaginável a quem trabalha com audiovisual.

4 – Cinema

Outra opção para lá de interessante é o mundo do cinema. De acordo com a Ancine, o público que foi às salas de exibição no País, em 2018, foi de 161 milhões de pessoas. Os filmes nacionais atraíram 14,4% desse total, com 23,2 milhões de espectadores - índice bem acima do registrado em 2017: 9,6%. Além disso, o número de salas de cinema abertas ao público atingiu o recorde de 3.356 no ano passado, superando a marca mais expressiva da história nacional, que até então era de 3.276 salas, em 1975.

Com a sinalização de queda nos repasses de verbas estatais ao setor acentuada em 2019, a tendência é de que haja procura cada vez maior por profissionais talentosos que consigam fazer muito com pouco. Com isso, o setor exigirá cada vez mais criatividade e formação teórica de quem mergulhar de cabeça nesse mercado. Um desafio e tanto às mentes criativas.

5 - Estrutura

Para quem ficou animado, é importante saber que a qualificação faz toda a diferença. O Centro Universitário Senac oferece um dos mais completos cursos do mercado de Bacharelado em Audiovisual. Com aulas no campus Santo Amaro, ele traz um amplo currículo, que começa pela introdução ao audiovisual, passa pela elaboração de roteiros e produção de curta metragem, estimula o contato com as novas mídias e mostra o caminho das pedras para a realização de um programa de TV ao vivo. Tudo isso com fundamentação teórica de primeira linha.

Em total sintonia com o mercado, o Bacharelado em Audiovisual permite ao aluno abraçar as tendências mais modernas do setor sem deixar de lado a comunicação tradicional. Em uma tacada só, oferece ferramentas capazes de formar roteiristas, produtores, diretores de fotografia, diretores de arte e coloristas.

Tudo isso ao longo de quatro anos, com a retaguarda de professores com experiência de deixar qualquer um de queixo caído. A cereja no bolo é a possibilidade de intercâmbio em instituições de ensino sul-americanas e europeias, incluindo a prestigiadíssima Universidad de Santiago de Compostela, na Espanha. Sem dúvida, vida universitária é no Centro Universitário Senac.