ENTRETENIMENTO
19/06/2020 10:19 -03

Morre, aos 88 anos, o ator Ian Holm

Ele ficou famoso com papéis marcantes em filmes como a trilogia "O Senhor dos Anéis" e "Alien - O Oitavo Passageiro".

Sir Ian Holm, ator que ficou famoso com papéis marcantes em filmes como a trilogia O Senhor dos Anéis, Alien - O Oitavo Passageiro, entre muitos outros, morreu nesta sexta (19), aos 88 anos.

Seu agente, Alex Iriwn, confirmou que ele “morreu pacificamente” no hospital pela manhã. Alex disse que a doença de Ian estava “relacionada a Parkinson”.

Doug Peters/EMPICS Entertainment
O ator Ian Holm em 2008.

Em uma declaração, ele acrescentou: “[Ian] era um gênio do palco e da tela, ganhando vários prêmios e amado por diretores, audiências e colegas. Sua inteligência cintilante sempre acompanhava um brilho malicioso nos olhos. Charmoso, gentil e ferozmente talentoso, sentiremos muito a sua falta”.

New Line Cinema
Sir Ian Holm em "O Senhor dos Anéis".

Ian Holm nasceu em 12 de setembro de 1931 em Goodmayes, Essex (Inglaterra).

Decidiu ser ator depois de ver uma produção de Os Miseráveis quando menino e depois foi estudar na Academia Real de Arte Dramática, em 1949, antes de ingressar na Royal Shakespeare Company.

PA
Ian quando se tornou Sir, em 1998.

Seu papel como Sam Mussabini em Carruagens de Fogo lhe rendeu um prêmio especial no Festival de Cannes, um Bafta e uma indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante.

Outros momentos importante de Sir Ian na telona incluem O Quinto Elemento, Alien - O Oitavo Passageiro, O Doce Amanhã, Bandidos do Tempo, As Novas Roupas do Imperador e A Loucura do Rei George.

PA
Ian Holm com sua esposa Sophie de Stempel.

Ele também foi uma célebre estrela do teatro britânico, recebendo elogios da crítica por seu papel como rei Lear no National Theatre, em 1998, além de um Tony Award de melhor ator de destaque como Lenny em The Homecoming.

Sir Ian foi casado quatro vezes, mais recentemente com Sophie de Stempel, e teve cinco filhos.

*Este texto foi originalmente publicado no HuffPost UK e traduzido do inglês.