ENTRETENIMENTO
11/03/2020 11:31 -03

Em meio ao surto de coronavírus, artistas italianos lançam campanha 'Eu fico em casa'

Andrea Bocelli, Lorenzo Jovanotti e Tiziano Ferro estão entre os famosos que aderiram à campanha com a hashtag #iorestoacasa.

Diversos artistas italianos aderiram a uma campanha para que as pessoas permaneçam em casa para evitar a propagação do novo coronavírus (Sars-CoV-2) por todo o país. Entre aqueles que postaram mensagens e vídeos nas redes sociais com a hashtag #iorestoacasa (#euficoemcasa), estão Andrea Bocelli, Lorenzo Jovanotti, Tiziano Ferro e Luciano Ligabue.

“Caríssimos amigos, estou aqui em casa com toda a minha família, felizmente, todos juntos e em casa por senso cívico, para dar uma mão a tantos amigos que estão comprometidos com a saúde. Eu acredito que a situação é séria, mas que, se for cuidada seriamente, sem pânico, sem desespero, pode ser vencida em um tempo relativamente curto. [...] Por enquanto, é preciso ficar em casa”, afirmou Bocelli em um vídeo.

Bastante ativo nas redes sociais, Jovanotti postou uma série de mensagens pedindo que os italianos fiquem em casa “até o fim dessa emergência”. “Esse é o meu estúdio e espero o conselhos de vocês. O que devo ler? A que filme ou série devo assistir? Que música devo ouvir? Faça como eu! Fique em casa”, postou.

Quem também gravou um vídeo foi Nek Filippo Neviani, solicitando que os seguidores façam a sua parte e cuidem de si próprios e daqueles que lhes são caros. A mesma linha foi adotada por Tiziano Ferro, que pediu que todos “escutem” as diretivas impostas pelo governo italiano.

“A situação está dramática em cada parte do mundo. Sejam generosos com vocês mesmos, reservem um tempo que você não têm - seja por escolha ou até por força. Ficará tudo bem”, postou.

Com uma foto no Twitter, o cantor, compositor e escritor Ligabue também entrou na campanha. “A coisa está séria, pessoal. Vamos ajudar a conter o contágio”, escreveu no Twitter.

Já Giuliano Sangiorgi, membro do grupo Negramaro, além de fazer um apelo para as pessoas permanecerem em casa, criou uma música especial para o momento, chamada “Restiamo a casa” (“Fiquemos em casa”, em tradução livre), e compartilhou a canção em sua conta no Instagram.

A epidemia do novo coronavírus já matou 463 pessoas na Itália e infectou 9.172. Por conta disso, o governo emitiu um decreto colocando todas as cidades em quarentena e restringindo a circulação dos cidadãos. A medida obriga os moradores a comprovarem a necessidade de sair de casa, além de proibir eventos esportivos e fechar museus, discotecas e sítios arqueológicos. 

Eleições nos EUA
As últimas pesquisas, notícias e análises sobre a disputa presidencial em 2020, pela equipe do HuffPost