ENTRETENIMENTO
09/12/2019 23:36 -03 | Atualizado 09/12/2019 23:49 -03

Porchat, Bom Sucesso, Segunda Chamada: APCA elege os melhores da TV em 2019

A novela "Bom Sucesso" e as séries "Sob Pressão" e "Segunda Chamada" estão entre os que receberam mais indicações.

Montagem/GNT/Ellen Soares/Raquel Cunha/TV Globo
Três dos grandes vencedores do Troféu APCA: Fábio Porchat, "Segunda Chamada", com Antônio Fagundes e Grazi Massafera, e Débora Bloch.

Os membros da APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte (da qual este colunista faz parte) – elegeram, nesta terça-feira (9) os melhores de 2019 na Televisão para cada uma de sete categorias. A escolha ocorreu em assembleia no Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo.

Os vencedores receberão o Troféu APCA na cerimônia da 63ª edição da premiação, em fevereiro de 2020.

Houve, pelo menos, duas quase unanimidades: melhor novela — para Bom Sucesso  e programa de TV — para o Que História é Essa, Porchat?. As outras categorias foram bastante disputadas.

Para melhor atriz, a dúvida ficou entre Marjorie Estiano (vencedora na edição passada) e Débora Bloch. As defesas de Flavio Migliaccio como melhor ator também foram contundentes.

Roda Viva venceu Conexão Repórter como melhor jornalístico, no desempate. Andrucha Waddington (como diretor de Sob Pressão) e Joana Jabace (diretora de Segunda Chamada) também geraram dúvidas e argumentações.

A atriz Fernanda Montenegro receberá Prêmio Especial da Diretoria da APCA, por seu protagonismo na defesa da liberdade de expressão, representatividade e contribuição inequívocas em quatro categorias das artes contempladas pelo Troféu: Cinema, Literatura, Teatro e Televisão.

Veja a relação dos vencedores:

APCA 2019

Atriz: Débora Bloch (Segunda Chamada)

 

Ator: Flávio Migliaccio (Órfãos da Terra)

 

Novela:Bom Sucesso, de Rosana Svartman e Paulo Halm (Globo)

 

Série/Minissérie: Segunda Chamada (Globo/O2 Filmes)

 

Diretor: Andrucha Waddington (Sob Pressão)

 

Programa de TV:Que História É Essa Porchat? (GNT)

 

Programa jornalístico:Roda Viva (TV Cultura)

 

Reprodução
Vencedores do Troféu APCA 2019: Flávio Migliaccio, Roda Viva, Andrucha Waddington, Segunda Chamada e Débora Bloch.

Votaram: Cristina Padiglione, Edianez Parente, Fabio Maksymczuk, Flavio Ricco, Leão Lobo, Neuber Fischer, Nilson Xavier e Tony Góes. 

Além de premiar os melhores do ano na Televisão, a APCA também elege os melhores em Arquitetura, Artes Visuais, Cinema, Dança, Literatura, Música Erudita, Música Popular, Rádio, Teatro e Teatro Infantil.

A APCA originou-se da ABCT, a Associação Brasileira de Críticos de Teatro, criada em 1951. Em 1956, de ABCT passou a APCT: Associação Paulista de Críticos de Teatro.

Só em 1972, a entidade deixou de premiar apenas o Teatro e estendeu-se a outras áreas artísticas – já como APCA. Portanto, os melhores da Televisão são eleitos desde 1972.