Ansiedade e Pandemia: O episódio 23 do Tamo Junto

Conversamos com o psiquiatra Leandro Valiengo sobre socialização, afrouxamento do isolamento social, vacinas, entre outros assuntos que têm causado ansiedade em muita gente.

Quando a pandemia do novo coronavírus começou muita gente achou que tudo iria passar em poucas semanas. Quem falava que isso tudo iria durar mais de seis meses podia até ser considerado pessimista. Porém, chegamos a sete meses de pandemia e muita ansiedade.

Como lidar com todas as sensações presentes nesta pandemia sem data para terminar? Este é o tema do podcast do Tamo Junto desta semana. Nós conversamos com o psiquiatra Leandro Valiengo, coordenador do Ambulatório de Psicogeriatria do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo.

No episódio, falamos sobre o que é ansiedade, como ela pode ser até algo bom e quando é importante procurar ajuda profissional. Também tratamos sobre a importância da socialização para o dia a dia, os riscos na flexibilização do isolamento social, o que seria a quarta onda de covid (de saúde mental) e a possibilidade de pessoas desenvolverem estresse pós-traumáticos.

Conversamos sobre como as vacinas que estão em desenvolvimento vão ajudar bastante, mas não vão resolver todos os nossos problemas de uma hora pra outra. E deixamos um recado para quem ainda está em casa em isolamento social: não se compare com os outros e pense em você.

Para terminar, olhamos para o futuro próximo com esperança, pensamento positivo e pensamos nas festas de Natal e Ano Novo que se aproximam.

Spoiler: é possível tentar organizar pequenos eventos para marcar estes eventos importantes.

Ouça o Tamo Junto no Spotify, na Deezer, no Google Podcasts e na Apple Podcasts. Deixei seu comentário e sugestão de temas e convidados para as próximas edições.