LGBT
21/01/2019 16:48 -02 | Atualizado 21/01/2019 17:09 -02

Nego do Borel é vaiado em show de Anitta após comentário transfóbico contra Luisa Marilac

"Todo mundo sabe que, independente do meu carinho por ele, não significa que concordo ou compactue ou apoie as maluquices dele."

Montagem/Reprodução/Instagram/YouTube
Nego do Borel foi recebido com vaias em apresentação com Anitta neste domingo (20). Protesto veio após comentário transfóbico do artista contra a celebridade trans Luisa Marilac.

Nego do Borel foi vaiado durante sua participação no ensaio do Bloco das Poderosas, de Anitta, que ocorreu na noite deste domingo (20), na zona sul Rio de Janeiro. A reação ocorreu por conta de comentários transfóbicos feitos pelo artista em uma conversa com Luisa Marilac há poucos dias no Instagram.

Anitta interrompeu o show e saiu em defesa do amigo. “Não significa que eu concorde com coisas que ele pense ou que faça, mas significa que eu o amo independente disso e que eu estou aqui para ensinar ele as coisas”, disse a cantora no palco. “As pessoas aprendem com os erros, ele aprende com os dele, com certeza ele está aprendendo agora”, afirmou.

Apesar das declarações da cantora, parte do público continuou protestando contra a presença de Nego do Borel e gritando “fora”, como é possível acompanhar no vídeo acima. Nesta segunda (21), o episódio virou assunto nas redes sociais e, após uma enxurrada de críticas, Anitta voltou a se pronunciar.

Em uma série de vídeos compartilhados nos Stories do Instagram, a cantora explicou que a participação de Nego do Borel não havia sido confirmada previamente e que ele não participará do desfile de seu bloco por causa de decisões que tem tomado na carreira e que “não condiz, não tem a ver com a minha carreira”.

Anitta disse também que já teve inúmeras conversas com o amigo nas quais o orientou de que “não se faz piada com gênero, cor da pele”. “Parecem inofensivas as piadas, mas muita gente passou por muita coisa que fazem doer real (...) Mas ele toma atitudes muito loucas, sem noção, que já tentei alertar e não adiantou”, afirmou.

A cantora disse ainda que não sabia do caso transfobia protagonizado por Nego do Borel até começar a ouvir as vaias. Segundo ela, depois receber a explicação de sua equipe via fone, resolveu tentar fazer com que as vaias parassem.

“Já fui muito vaiada na minha vida e sei a sensação que é. Fiquei muito mal. Quando errei na minha vida, não foi querendo errar, foi realmente por descuido, falta de informação. E sei como isso dói. Só me senti no desejo de fazer aquilo parar. Só isso. Como gostaria que tivessem feito por mim um dia. Quando aconteceu comigo não tive uma pessoa para me dar a mão e falar que calma, vai aprender”, disse.

Ao final, Anitta reafirmou que apesar das amizade com Nego do Borel, ela não concorda com as “maluquices” do artista. “Em momento algum eu quis apoiar a atitude ou discurso do Nego. Todo mundo sabe que, independente do meu carinho por ele, não significa que concordo ou compactue ou apoie as maluquices dele. Zero. Foi um descuido”, afiemou.

E fez um pedido aos fãs:

“Aos meus fãs, pessoas que estão subindo tag e fazendo comentários, só peço que parem pra pensar na quantidade de responsabilidade e coisas que envolvem ter um trabalho como o meu, se comunicar com a quantidade de pessoas que comunico, fazer o trabalho que eu e qualquer pessoa pública faz. A gente tem que estar atento 24 horas por dia. O ano tem 365 dias, eu me exponho e me coloco em situações passíveis de erro nos 365 dias do ano. Se errei em 20 dias pra mim eu ainda estou no lucro. Sou ser humano, posso errar, posso deixar passar alguma coisa. Isso só me faz humana como todos vocês. Existem tantas coisas pequenas que faço defendendo as coisas e causas que acredito, pequenas e grandes, e elas não tomam proporção tão rápido quando um deslize, quanto uma falta de atenção.”

Assista ao vídeo:

Os comentários transfóbicos de Nego do Borel

Você deve se recordar. Luisa Marilac é uma celebridade trans que ficou conhecida em 2010 por estrelar um vídeo em que aparece tomando drinks numa piscina e dispara o bordão “e teve boatos de que eu estava na pior”.

Fã de Nego do Borel, no último sábado (12) ela deixou um elogio nos comentários de uma foto que o cantor postou no Instagram.

“A cada dia que passa você está mais gato, homem”, escreveu Luisa, que também é dona de um canal no YouTube.

O cantor respondeu a mensagem na sequência. “Você é um homem gato também, parabéns. Deve estar cheio de gatas”, escreveu.

Constrangida com a resposta do ídolo, Luisa escreveu: “onde você está vendo homem aqui? De coração, gosto muito do seu trabalho, acho você um homem lindo. Seu comentário me deixou passada”.

Reprodução/Instagram

O comentário transfóbico repercutiu rapidamente nas redes sociais e Nego do Borel virou alvo de críticas dos fãs e da comunidade LGBT.

Muitas pessoas trouxeram à tona o fato do artista carioca ter feito recentemente um clipe caracterizado de Nega da Borelli– personagem que ele mesmo criou.

No dia seguinte, o cantor usou seu perfil no Instagram para pedir desculpas à Luisa e afirmar que não homofóbico e nem transfóbico.

“Eu venho de uma comunidade onde lá a nossa brincadeira é um pouquinho grossa e machuca as pessoas sem querer machucar. Perco total noção, não é do meu coração. Não sou homofóbico ou transfóbico. Luisa, quero te pedir desculpas do fundo do meu coração pelo meu comentário, realmente, eu errei. É um jeito meu que eu estou tentando mudar. A minha intenção jamais foi ferir ou diminuir os outros”, disse ele em vídeo.

Luisa Marilac postou um vídeo em seu canal no YouTube na segunda (14) no qual comenta o episódio, afirma que não tem mágoa de Nego do Borel e deixa um conselho para o artista: “aprenda a se por no lugar das pessoas”.