21/11/2019 18:32 -03 | Atualizado 21/11/2019 18:32 -03

Animação e o poder de transformar vidas

Conheça como surgiu a magia dessa profissão que encanta e movimenta bilhões.

Unsplash
Conheça como surgiu a magia dessa profissão que encanta e movimenta bilhões

Um mercado histórico, encantador e promissor como nunca antes em terras brasileiras. Assim podemos resumir o mundo da animação, que está presente em nossas vidas desde a infância e há décadas se moderniza em velocidade assustadora, atraindo cada vez mais interessados.

Para quem pensa que este universo de entretenimento e magia se resume à genialidade de Walt Disney, vamos explicar por que o setor angaria seguidores infinitamente e o quanto algumas produções do passado tiveram a capacidade de inspirar gerações.

Estimativas divulgadas no ano passado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) indicaram que o mercado brasileiro de animação movimenta aproximadamente R$ 4 bilhões a cada 12 meses. A produção está distribuída entre TV paga, cinemas, plataformas de streaming, games, mundo corporativo e publicidade.

Destaques nacionais

Para quem curte este ramo, é possível fazer carreira e ganhar dinheiro como designer, editor, modelador 2D e 3D, produtos e roteirista. Não à toa, os animadores brasileiros vêm se destacando em todo o mundo e ganhando notoriedade.

Nos últimos tempos, produções nacionais passaram a empilhar prêmios. No Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy, na França, considerado o mais importante do gênero no planeta, nosso País abocanhou as conquistas de melhor filme em 2013 e 2014, com Uma História de Amor e Fúria e O Menino e o Mundo, respectivamente, além de outras vitórias com Guida. Isso sem falar de sucessos comerciais e de audiência impressionante, como O Show da Luna e Any Malu.

História

Nessa parte, é impossível não ficar animado, não é mesmo? Pois, para entender o boom do presente, sempre vale voltar no tempo e aprender com produções que ditaram os rumos de uma arte pra lá de secular.

Tudo começou em 1892, com a produção francesa Pauvre Pierrot. Depois, em 1908, veio Fantasmagorie, do cartunista Émile Cohl. Aliás, dois excelentes pontos de partida para o fenômeno que viria a seguir: Walt Disney.

O norte-americano de Chicago é o criado de Mickey Mouse, o roedor que se tornou símbolo de um país, praticamente um embaixador dos Estados Unidos nos quatro cantos do mundo. Aliás, como não se encantar com as histórias encantadas que envolvem princesas, príncipes e até ogros, como é o caso de Shrek. Isso, claro, sem esquecer dos animais que ganham vida e voz, como em Madagascar.

A lista conta com inúmeros outros filmes com grande destaque durante toda a história. Entretanto, é importante mencionar o fenômeno Toy Story, de 1995, primeira animação feita completamente com computação gráfica.

Serviço

Com estímulo à criação de histórias animadas desde o primeiro semestre, o curso de Tecnologia em Design de Animação do Centro Universitário Senac possibilita ao aluno que sonha em ser um designer de animação a formação superior em dois anos.

Na sala de aula e nos laboratórios do campus Santo Amaro, em São Paulo, aprende-se a trabalhar com 2D, 3D, stop motion, modelagem, sonorização e efeitos especiais.

Nos quatro semestres, há contato constante com profissionais da área e produtoras de renome, além de participação em oficinas e eventos e a chance de aprofundar os estudos no Chile, Portugal, Estados Unidos e França, por meio do programa de intercâmbio. Sem dúvida, vida universitária é no Centro Universitário Senac.