MULHERES
09/10/2019 18:42 -03 | Atualizado 09/10/2019 18:44 -03

Tudo o que você precisa saber sobre a visita de Angela Davis e Patricia Hill Collins ao Brasil

Filósofa ítalo-americana, Silvia Federici, também participará do seminário "Democracia em Colapso?" em São Paulo.

Reuters/Montsagem/Valter Campanato/Agência Brasil
Filósofas, historiadoras e ativistas feministas Angela Davis (à esq) e Patricia Hill Collins participam de evento em São Paulo na próxima semana.

Reunir pensadoras feministas de diferentes origens para conversar sobre direitos, liberdade e democracia está entre os objetivos do ciclo de debates promovido na próxima semana pela editora Boitempo e o Sesc São Paulo.

Entre os dias 15 e 19 de outubro, as filósofas, historiadoras e ativistas norte-americanas Angela Davis e Patrícia Hill Collins estarão no Brasil para participar do seminário Democracia em Colapso?. A presença da escritora e filósofa ítalo-americana, Silvia Federici, também foi confirmada no evento.

Inscrições para o evento, que inclui ciclo de palestras, conferências, cursos e lançamento de livros, começaram no dia 25 de setembro, mas se esgotaram rapidamente. A partir desta quarta-feira (9), a venda de dias avulsos no ciclo de debates estão disponíveis e podem ser realizadas pelo site do Sesc e na bilheteria da unidade Pinheiros, de acordo com a disponibilidade de lugares.

Silvia Federici e Patrícia Hill Collins ícones do pensamento feminista atual, darão palestras nos dias 15 e 16 de outubro, respectivamente. Ambas têm também livros lançados pela Boitempo neste mês.

No livro Mulheres e Caça às Bruxas, Federici explora de forma concisa os argumentos do cultuado O Calibã e a Bruxa, e faz uma relação entre o movimento de caça às bruxas, a criação do capitalismo e violência. Com mediação de Eliane Dias, a filósofa conversará com a jornalista e pesquisadora Bianca Santana no dia 15, às 20h, em palestra homônima ao livro. 

Em Pensamento Feminista Negro, Patricia Hill Collins traça um panorama do movimento feminista negro norte-americano e explora noção explorada no conceito interseccionalidade e de empoderamento. No dia 16, às 20h, ela conversará com Raquel Barreto e Winnie Bueno na palestra “Feminismo Negro e a Política do Empoderamento”.

Divulgação
Para Silvia Federici, filósofa ítalo-americana, revisitar a caça às bruxas ajuda a entender índices alarmantes de violência contra a mulher.

Angela Davis, principal atração do evento, ministrará a palestra “A liberdade é uma luta constante”, prevista para encerrar a programação do seminário, no dia 19. A jornalista Adriana Ferreira Silva, editora-executiva da revista Marie Claire Brasil, fará a mediação da conversa com a escritora e ativista feminista.

Após o fim do seminário, no dia 21, Davis fará outra palestra no Auditório Ibirapuera, ainda em São Paulo. O evento é uma parceria entre Boitempo, Auditório do Ibirapuera, Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, Secretaria Municipal do Meio Ambiente de São Paulo e Itaú Cultural. Todas as atividades contam com a parceria da Fundação Rosa Luxemburgo. 

Ela encerrará sua vinda ao Brasil no Rio de Janeiro, no dia 23. A escritora receberá a Medalha Tiradentes, uma homenagem da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). A iniciativa é da deputada Renata Souza, 1ª mulher negra no comando da Comissão de Direitos Humanos da Alerj.

Desde os anos 1980 Angela Davis faz constantes visitas ao Brasil. “As pessoas me perguntam: ‘Você já esteve no Rio?’ Não. ‘Você já esteve em São Paulo?’ Não. Mas estive em Salvador e de novo e de novo”, disse, ao iniciar palestra na UFBA (Universidade Federal da Bahia), em 2017, sua última vinda ao País.

Na ocasião, a presença da ativista, que é referência mundial no enfrentamento antirracista e do pensamento crítico feminista, fez parte do evento “Julho das Pretas”, organizado por coletivos feministas, que promoveu atividades.

A filósofa e ex-presa política ministrou a conferência “Atravessando o tempo e construindo o futuro da luta contra o racismo”. Com mais de 400 alunos e convidados, o salão nobre da reitoria da UFBA atingiu sua capacidade máxima.

Quando a mulher negra se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimenta com elaAngela Davis

“Quando a mulher negra se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimenta com ela, porque tudo é desestabilizado a partir da base da pirâmide social onde se encontram as mulheres negras, muda-se isso, muda-se a base do capitalismo”, disse no evento na reitoria da UFBA.

Na década de 70, Angela Davis integrou um braço do grupo Panteras Negras nos Estados Unidos e foi membro do Partido Comunista. Ela foi presa e ficou mundialmente conhecida pela mobilização da campanha “Libertem Angela Davis”, que deu nome a um documentário, dirigido por Shola Lynch.

Atualmente, ela é professora emérita do departamento de estudos feministas da Universidade da Califórnia e desenvolve trabalho intenso sobre a questão prisional nos Estados Unidos.

Silvia Federici e Patrícia Hill Collins no Brasil

“Mulheres e caça às bruxas”

Data: 15 de outubro

Horário: 20h.

Evento: “Mulheres e caça às bruxas”, durante o seminário internacional “Democracia em Colapso?”, com comentários de Bianca Santana e mediação de Eliane Dias.

Local: Sesc Pinheiros

Endereço: Rua Paes Leme,195 - Pinheiros, no Teatro Paulo Autran.

“Feminismo Negro e a Política do Empoderamento”

Data: 16 de outubro

Horário: 20h.

Evento: “Feminismo Negro e a Política do Empoderamento”, durante o seminário internacional “Democracia em Colapso?”, comentários de Raquel Barreto e mediação de Winnie Bueno.

Local: Sesc Pinheiros

Endereço: Rua Paes Leme,195 - Pinheiros, no Teatro Paulo Autran.

Conferência “Liberdade é uma luta constante”

Data: 19 de outubro

Evento: Conferência “A Liberdade É uma Luta Constante”, durante o seminário internacional “Democracia em Colapso?”

Local: Sesc Pinheiros

Endereço: Rua Paes Leme,195 - Pinheiros

Palestra no Auditório Ibirapuera

Data: 21 de outubro

Evento: Conferência no Auditório Ibirapuera, com comentários da pesquisadora Raquel Barreto e de Anielle Franco, irmã de Marielle Franco, com mediação de Christiane Gomes, da Fundação Rosa Luxemburgo.

Local: Auditório do Ibirapuera

Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral - Vila Mariana; Portão 3

Angela Davis no Rio de Janeiro

Data: 23 de outubro

Evento: Conferência e recebimento da Medalha Tiradentes, da ALERJ. 

Local: Armazém da Utopia

Endereço: Av. Rodrigues Alves, 299 - Gamboa

Galeria de Fotos A união das "mulheres da terra" em 16 imagens Veja Fotos