MULHERES
02/12/2019 19:08 -03

O movimento contínuo de Ana Leão, a executiva que nunca passa despercebida

No 4º episódio de "Elas Transformam", managing director da Isobar discute sobre maternidade solo, aparência e a vida na ponte aérea Rio-São Paulo.

Atual managing director da Isobar, a executiva Ana Leão se define como uma “grande síndica” da agência. Responsável por todos os resultados e números para os clientes, ela precisa se certificar de que os times estão entregando e satisfeitos com as atividades. Trabalho e movimento não faltam na rotina dessa mineira com mais de 20 anos de carreira.

Moradora do Rio de Janeiro há 17 anos, ela trabalha no QG da Isobar em São Paulo. Por isso, vive na ponte aérea. “Estou odiando essa história de wi-fi no avião”, brinca. “São 45 minutos, uma hora de paz, hora de ler o livro.”

Para dar conta desse movimento todo, precisou organizar todo seu ecossistema pessoal e profissional para ter duas casas — o lar no Rio e o “posto avançado” na capital paulista. Além da compreensão dos clientes e colaboração dos funcionários, contou com o apoio do marido e do filho de 21 anos. Aliás, as saudades da semana oferecem aquela boa energia nos fins de semana, quando se reúnem. 

No 4º episódio de Elas Transformam, Ana Leão fala sobre o movimento característico de sua personalidade e sua experiência de mãe solo. Ela se reconhece como privilegiada por ter tido sistemas de apoio que lhe permitiram criar seu filho sem a presença de um pai — graças à família, amigos e um trabalho que não a discriminou.

Aparência é outro tema caro à Ana Leão, que rebate quem só vê futilidade em se arrumar. Para ela, a forma como se veste, se maquia e pinta o cabelo — no caso, hoje deixa os fios naturais —, é uma forma de se expressar.

“Eu tenho 1,76 metro sem salto. De salto, eu tenho 1,80. Então eu não consigo entrar discretamente em lugar nenhum. Nem agachada, nem se eu entrar engatinhando”, conta.

Divulgação/Thz Filmes
A managing director da Isobar, Ana Leão, protagoniza 4º episódio de "Elas Transformam".

Série Elas Transformam 

A série lançada em novembro traz entrevistas com mulheres expoentes da publicidade e do marketing — de agências a grandes marcas, de indústrias como automotiva, de beleza, varejo.

Nosso objetivo é conhecer quem são as protagonistas da transformação a que estamos assistindo na indústria da comunicação. Essas mulheres transformam a publicidade do lado de dentro. E, por isso, são capazes de mudar todo um imaginário social, com seus estereótipos reforçados por décadas de pensamento unívoco.

A série tem 8 episódios, com 8 entrevistadas. O primeira deles foi com a publicitária Cintia Gonçalves, ex-sócia e CSO da AlmapBBDO. O segundo com a executiva Samantha Almeida, head de Conteúdo da Ogilvy. O terceiro, com Alessandra Souza, diretora de marketing da Peugeot.

Cada episódio tem de 25 a 35 minutos de duração. Os episódios são transmitidos no site do HuffPost Brasil e em nosso canal no YouTube.