ENTRETENIMENTO
14/06/2019 12:20 -03

Pedro Almodóvar ganhará Leão de Ouro pela carreira em Veneza

Festival de Cinema acontece entre 28 de agosto e 7 de setembro.

Getty Editorial
Cineasta espanhol acaba de lançar "Dor e Glória", drama com traço autobiográfico protagonizado por Antonio Banderas. 

O cineasta espanhol Pedro Almodóvar receberá o Leão de Ouro em homenagem à sua carreira durante a 76ª edição do Festival de Cinema de Veneza, que acontecerá entre os dias 28 de agosto e 7 de setembro.

O anúncio foi divulgado nesta sexta-feira (14) pelos organizadores do evento e acata uma decisão do Conselho Administrativo da Bienal de Veneza, presidido por Paolo Baratta, após a proposta do diretor do festival, Alberto Barbera.

De acordo com Barbera, “Almodóvar não é apenas o maior e mais influente realizador espanhol desde [Luis] Buñuel, mas um cineasta que oferece retratos multifacetados, controversos e provocadores da Espanha pós-franquista.”

Para ele, o cineasta “se destaca, acima de tudo, por pintar retratos femininos incrivelmente originais, graças a uma empatia excecional que lhe permite representar o seu poder, riqueza emocional e fraquezas inevitáveis com uma autenticidade rara e tocante”.

Entre os principais sucessos do espanhol estão: Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos (1988), Tudo Sobre Minha Mãe (1999) e Maus Hábitos (1983), filme com que fez sua estreia internacional no festival. O cineasta acaba de lançar o elogiado Dor e Glória, drama protagonizado por Antonio Banderas.

“Os temas de transgressão, desejo e identidade são o terreno de seus trabalhos, impregnados de um humor corrosivo e dotado de um esplendor visual que confere inéditos brilhos à estética ‘camp’ e ‘pop-art’ à qual se refere explicitamente”, acrescentou Barbera Almodóvar, por sua vez, agradeceu a homenagem e afirmou estar “muito animado e honrado com o presente”.

“Eu tenho lembranças maravilhosas do Festival de Veneza. Este Leão vai se tornar meu mascote, junto com os dois gatos que eu vivo. Obrigado do fundo do meu coração por este prêmio”, disse.

Durante o Festival de Veneza, a atriz britânica Julie Andrews, famosa por interpretar Mary Poppins (1964) e a Noviça Rebelde (1965), também será reconhecida com o Leão de Ouro honorário.