COMIDA
15/10/2019 01:00 -03 | Atualizado 15/10/2019 09:08 -03

Os alimentos que você deve evitar para prevenir doenças cardiovasculares e diabetes

Comidas com muito sódio, gordura e açúcar podem aumentar o risco de morte precoce por ataque cardíaco e diabetes tipo 2.

Uma alimentação saudável é rica em frutas, verduras, legumes, grãos, “gorduras boas” e também tem baixa ingestão de outros grupos de alimentos, segundo um estudo publicado no jornal científico JAMA. 

Por um lado, nozes, sementes, peixes, vegetais, frutas, carboidratos integrais e gorduras “boas” podem diminuir as chances de morte por doenças cardiovasculares, como ataque cardíaco, colesterol e diabetes tipo 2. Por outro lado, há alimentos ou ingredientes que podem aumentar o risco de ter essas doenças. 

Os pesquisadores alertaram que exagerar no consumo de sódio, carnes processadas, bebidas açucaradas e carne vermelha pode contribuir para o aumento das doenças cardiovasculares.

Mas o que é “comer demais” estes alimentos? A Harvard Health Publishing explica as quantidades corretas para comer tais alimentos “perigosos” para a saúde do coração. Veja abaixo:

Sódio 

Jonathan Knowles via Getty Images

Presente principalmente no sal de cozinha, mas também em alimentos industrializados e ultraprocessados, o consumo do sódio deve ser restrito a menos de 2.000 miligramas por dia. Essa quantidade que pode ser ultrapassada rapidamente se você consumir alimentos congelados, molho shoyu, molhos prontos para salada, frios e fast-food. 

Carnes processadas

Kuvona via Getty Images

O objetivo é zerar o consumo diário. Isso porque esses embutidos, como salame, salsicha e mortadela, podem conter muitos aditivos químicos, além de muito sódio. Substitua-os por carnes menos processadas, como atum ou fatias de peito de frango.

Bebidas açucaradas

nevodka via Getty Images

Aqui também o objetivo é evitar ao máximo. Refrigerantes e sucos industrializados são conhecidos por serem “calorias vazias”, ou seja, conter muito açúcar e até sal, mas não têm nutrientes. Troque-os por bebidas mais naturais, como sucos naturais, água com limão espremido, chás naturais ou apenas água. 

Carne vermelha

Claudia Totir via Getty Images

O ideal é comer até 500 gramas por semana. Substitua a carne vermelha por uma proteína com menos gordura e valorize preparações vegetarianas.