COMIDA
14/11/2019 03:00 -03

Coma estes 3 alimentos para combater a acne e limpar a pele, indica nutricionista

"Eu brinco que este é meu 'lanche da Deusa Grega'", diz nutricionista que se especializou em combater a acne através da alimentação.

Quando se trata de acne, já se sabe que a alimentação exerce um papel importante tanto para amenizar quanto agravar a oleosidade e as inflamações na pele. Após muitos mitos e verdades, uma nutricionista americana assegura que comer três alimentos no dia a dia pode combater a acne e melhorar a aparência da pele. 

Meg Hagar não só lutou contra a acne quase toda sua vida como se especializou em alimentação para combater a condição. Em seu Instagram, a profissional revelou um de seus lanches preferidos para melhorar o aspecto da pele: azeitona, ameixa e figos. Segundo ela, essa poderosa e nutritiva união de nutrientes definitivamente tem o poder de amenizar o aparecimento de cravos e espinhas. 

“Comer alimentos reais e integrais como esse lanche [azeitonas, ameixa e figo] me faz sentir como se eu estivesse esparramada em um sofá-cama em algum lugar da Grécia Antiga. Eu brinco que este é meu ‘lanche da Deusa Grega’”, contou Hagar em seu Instagram.

Hagar conta que o “combo” tem três importantes fatores anti-acnes. O primeiro deles é o baixo índice glicêmico. “Isso significa que estes alimentos evitam que o açúcar no sangue suba demais. Quando isso acontece, uma série de eventos internos no corpo pode levar à produção de óleo em excesso”, disse a nutricionista.

Segundo, o trio é rico em fibras, que são ótimas para o funcionamento do nosso corpo. Além de nos deixar satisfeitos por mais tempo, as fibras também ajudam no funcionamento do intestino. “Para quem sofre de acne, especificamente, as fibras ajudam nos processos naturais de desintoxicação do corpo”, acrescenta Hagar. 

O terceiro ponto é que o lanche contém diferentes antioxidantes e polifenóis, que combatem os radicais livres, são anti-inflamatórios, o que significa que este lanche ajuda a diminuir a inflamação no corpo, incluindo as inflamações da pele.

“Comer pequenas porções de uma grande variedade de diferentes alimentos é uma ótima saída para se manter satisfeito por mais tempo. Ainda, consumir diferentes nutrientes ajuda a melhorar sua pele. Inclua gorduras saudáveis e comidas coloridas”, sugeriu a nutricionista. “Frutas e vegetais são sempre as melhores opções para adicionar mais cor ao seu prato ― as cores indicam vitaminas, antioxidantes e minerais que mantêm a pele feliz e saudável.”

Conheça mais os nutrientes de cada alimento mencionado pela nutricionista:

Figo

Apesar de ser doce, ele tem poucas calorias e não tem gordura. Um figo médio tem cerca de 47 calorias. Além disso, é rico em fibras, cálcio e “tem bons antioxidantes”, segundo o site Healthline. Os figos também são boas fontes de vitaminas A, C, K, B, potássio, magnésio, zinco e ferro.

Azeitona

Como já escrevemos por aqui, a azeitona é um ótimo alimento para quem tem acne ― bem diferentes da “má fama” de ser gordurosa e, por isso, deveria ser evitada por essas pessoas. 

Além de ter diversos minerais e vitaminas importantes, como cálcio, vitamina E, ferro e cobre, ela é rica em gorduras “boas”, principalmente em ácido graxo, que é associado a benefícios para a saúde, como redução da inflamação e doenças cardiovasculares. Também é rica em fibras e antioxidantes.

Ameixa

Pouco calórica (tem apenas 30 calorias), essa frutinha é muito nutritiva. Ela tem fibras, vitaminas A, C, K, potássio, cobre, manganês, vitaminas B e magnésio. 

Ameixas in natura ou secas também são ricas em antioxidantes. Estudos mostram que a fruta contém mais do que o dobro de polifenóis do que pêssegos e nectarinas, famosas por esse benefício.