Comida

Os alimentos que te dão energia ― e por que você deve comê-los no café da manhã

Cansaço pós-carnaval? Aqui está a fórmula natural de ter mais energia durante todo o dia.

Oficialmente, o Carnaval chegou ao fim. Mas, em muitas cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro, a folia ainda vai continuar nos próximos dias.

Se você já aproveitou os bloquinhos e se sente cansado, saiba que não é o único. É normal sentir pouca energia após dias de atividade intensa, com caminhadas atrás do bloco, alimentação à base de hot dog e, provavelmente, consumo exagerado de álcool ― combinação nada agradável para o seu corpo.

Se você quer recuperar sua energia e aproveitar os últimos dias de folia ― ou simplesmente retomar sua rotina ―, a alimentação tem um papel fundamental nisso. Alguns alimentos, em refeições corretas, podem ser a chave para você ter disposição para o dia todo.

A importância do café da manhã

Você provavelmente já ouviu falar que o café da manhã é a refeição mais importante do dia. E, quando se trata de pular carnaval o dia todo, um café da manhã caprichado se torna fundamental.

Quando nós dormimos à noite, nosso corpo continua trabalhando. Ao acordar de manhã, ele precisa de um novo combustível para começar o dia. Como o médico David S. Ludwig disse ao site da Universidade de Harvard, quebrar este jejum é o melhor jeito de elevar sua energia logo de manhã. E se você ainda fizer do jeito certo, essa energia pode durar o dia todo.

Investir em um caprichado café da manhã também pode ser benéfico para a sua saúde alimentar. Um estudo publicado no The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism sugere que o caminho para o emagrecimento e a alimentação mais equilibrada é justamente dar preferência ao café da manhã do que a outras refeições, como o jantar.

Os pesquisadores monitoraram um grupo de 16 homens que tiveram jantares e cafés da manhã alternados entre refeições pouco calóricas e muito calóricas. Eles descobriram que consumir um café da manhã reforçado queima duas vezes mais calorias do que se você ingerisse uma grande refeição no jantar. Durante o estudo, foram monitorados os níveis de glicose no sangue, o desejo por doces e a fome em geral dos pacientes.

O gasto calórico dos participantes foi 2,5 vezes maior após o café da manhã em comparação ao gasto calórico após o jantar. Além disso, o consumo de um café da manhã com alto teor calórico foi associado a mais saciedade e menos desejos por doces.

Os alimentos que vão te energizar

Agora que você já se convenceu que o café da manhã é a refeição ideal para te dar a energia necessária para o dia, a próxima etapa é falar sobre os alimentos certos.

Um bom café da manhã é composto por proteínas boas, carboidratos complexos (que demoram mais tempo de serem digeridos) e frutas ou vegetais (que garantem a recarga de vitaminas e minerais).

Carboidratos: grãos integrais

Pães e cereais integrais são ótimas fontes de carboidratos complexos, pois eles não dão pico de açúcar no sangue e evitam que você sinta fome em poucas horas. As escolhas mais saudáveis são pães 100% integrais, flocos de aveia e granola integral (sem açúcar).

Proteína: iogurtes ou ovos

Escolha fontes de proteínas boas, sem muita gordura e com alto teor proteico. Alguns exemplos são iogurte grego natural (sem açúcar ou adoçante) e ovos. Outros exemplos são castanhas e salmão.

Tome cuidado com os embutidos, como presunto, mortadela e salame. Estes alimentos são ricos em gordura e possuem aditivos que podem aumentar as chances de desenvolver câncer e doenças cardiovasculares.

Minerais e vitaminas: Frutas e vegetais

Frutas possuem vitaminas, minerais, fibras e, de quebra, ajudam a te hidratar ― e certamente seu corpo precisa disso ao começar o dia. Nutricionistas geralmente sugerem o consumo de duas a três frutas por dia. Uma ideia é fazer uma bela vitamina, com dois tipos de frutas, leite ou iogurte, ou fazer um toast de avocado ou abacate que, além de delicioso, é nutritivo e tem “gorduras boas” que garantirão mais energia durante o dia.

Bônus: beba água!

Pela manhã nosso corpo está desidratado, principalmente se você exagerou no álcool no dia anterior. Ao acordar, a primeira coisa a fazer, mesmo antes de tomar o cafezinho, é beber de um a dois copos grandes de água. Beber água pela manhã te dará mais energia, concentração e até melhora o humor. Então, antes de se aventurar em mais um dia de folia, beba muita água!