NOTÍCIAS
01/08/2020 13:57 -03

Facebook obedece Alexandre de Moraes e bloqueia perfis bolsonaristas fora do Brasil

Empresa havia indicado que não cumpriria a determinação do ministro do STF, mas se diz "ameaçada" e recuou.

O Facebook resolveu acatar, neste sábado (1º), a determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e bloqueou perfis bolsonaristas envolvidos no inquérito das fake news fora do Brasil, informa a coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo.

Na noite desta sexta (31), Moraes ordenou que a empresa pagasse R$ 1,92 milhão por descumprimento da decisão de bloquear, imediatamente, perfis de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no exterior, para impedir que eles pudessem ser acessados por meio de endereços de IP de fora do País. Além disso, intimou o presidente do Facebook no país, Conrado Lester.

Em nota, ainda na sexta, a empresa reagiu à determinação de Moraes indicando que iria recorrer ao STF contra a decisão. No entanto, voltou atrás neste sábado.

“Devido à ameaça de responsabilização criminal a um funcionário do Facebook Brasil, não tivemos alternativa a não ser cumprir com a ordem de bloqueio global das contas enquanto recorremos ao STF”, declarou a empresa à Folha de S. Paulo.