MULHERES
26/11/2019 19:30 -03

O protagonismo de Alessandra Souza: A busca por inovação em mercados tradicionais

Diretora de Marketing da Peugeot revela desafios de ser uma mente criativa e confrontar o status quo.

Para a administradora Alessandra Souza, lutar sempre foi um verbo presente em seu repertório, mesmo quando pequena. Filha adotiva, queria se fazer ouvida, demonstrar a sua personalidade diante do mundo e “ser protagonista da minha vida, das coisas que estão à minha volta e lutar por aquilo que acredito”.

Hoje uma líder do mercado automotivo, ela olha para trás com compreensão das batalhas que precisou enfrentar no dia a dia. Uma delas é a própria mentalidade antiga da indústria automativa — um mercado bastante tradicional.

“Encontrei dificuldade não por ser mulher, mas por buscar coisas diferentes todo o tempo”, conta. “O status quo sempre me incomodou muito, e eu sempre estava buscando coisas diferentes.”

Quando expressava algumas opiniões, ouviu comentários como “pôxa, tá maluca, tá de TPM”. Mas entendeu que precisava enfrentar esses estigmas para emplacar suas ideias, além de suas próprias crenças limitantes.

Como resultado, foi amadurecendo e se preparando para lidar com os preconceitos, superá-los e assim desenhar seu percurso.

Esse é apenas um gostinho da trajetória de Alessandra, que hoje é diretora de Marketing da Peugeot. Ela protagoniza o 3º episódio de Elas Transformam, série do HuffPost em parceria com a Verizon Media Brasil.

Divulgação/Thz Filmes
A protagonista do 3º episódio de "Elas Transformam" é Alessandra Souza, diretora de Marketing da Peugeot.

Série Elas Transformam 

A série lançada no último dia 19 traz entrevistas com mulheres expoentes da publicidade e do marketing — de agências a grandes marcas, de indústrias como automotiva, de beleza, varejo.

Nosso objetivo é conhecer quem são as protagonistas da transformação a que estamos assistindo na indústria da comunicação. Essas mulheres transformam a publicidade do lado de dentro. E, por isso, são capazes de mudar todo um imaginário social, com seus estereótipos reforçados por décadas de pensamento unívoco.

A série tem 8 episódios, com 8 entrevistadas. O primeira deles foi com a publicitária Cintia Gonçalves, ex-sócia e CSO da AlmapBBDO. O segundo com a executiva Samantha Almeida, head de Conteúdo da Ogilvy.

Cada episódio tem de 25 a 40 minutos de duração. Os episódios são transmitidos no site do HuffPost Brasil e em nosso canal no YouTube.