NOTÍCIAS
24/02/2020 14:03 -03

Carro avança contra desfile de Carnaval na Alemanha e deixa 30 feridos

Polícia ainda não confirma se incidente foi intencional, mas relatos de testemunhas afirmam que homem atropelou pessoas de propósito.

Elmar Schulten/Waldeckische Landeszeitung via REUTERS
Incidente que ainda não foi confirmado pela polícia como intencional aconteceu às 10h45 (horário de Brasília) na cidade de Volkmarsen.

Mais de 30 pessoas ficaram feridas nesta segunda (24), depois que um carro avançou contra um desfile de Carnaval na cidade de Volkmarsen, no oeste da Alemanha, informou o jornal Bild.

A polícia confirmou o incidente, mas disse que era muito cedo para dizer exatamente quantas pessoas foram feridas ou se foi um acidente ou se o motorista deliberadamente jogou o carro contra a multidão.

“Infelizmente, não podemos descartar que isso foi feito com intenção”, disse o porta-voz da polícia Reiner Linger, porta-voz da cidade vizinha de Kassel, à Welt TV.

O site de notícias alemão HNA citou testemunhas dizendo que o motorista estaria dirigindo “a toda velocidade” contra a multidão, que se reunia em um bloco de Carnaval .

Bild adirmou que um terço das mais de 30 pessoas atingidas foram feridas gravemente. A polícia cancelou todos os desfiles de Carnaval no estado alemão de Hesse, onde fica Volkmarsen, como medida de precaução.

O incidente ocorre menos de uma semana depois que um homem matou 11 pessoas, incluindo ele próprio, em um dos piores ataques racistas na Alemanha desde a Segunda Guerra Mundial.

O Carnaval é muito popular em partes do oeste da Alemanha, especialmente em cidades da Renânia como Colônia e Düsseldorf, onde as festividades atingem o pico na “Rose Monday” (Segunda das Rosas), com dezenas de milhares participando de desfiles de rua com carros alegóricos.

“Estamos com equipes no local investigando o ocorrido”, disse a polícia do norte de Hesse no Twitter após o incidente, que eles afirmaram ter ocorrido por volta das 14h45 (horário local), 10h45 no Brasil.

Fotos amadoras publicadas on-line mostravam policiais parados ao lado de um carro prateado da Mercedes-Benz que parecia estar envolvido.