COMIDA
03/09/2019 04:00 -03

Água de ameixa, a receita que regula o intestino e ajuda a emagrecer

Além de ser rica em vitaminas e minerais, a ameixa tem substâncias que são consideradas laxantes naturais.

Uma das receitas “tiro e queda” para regular o funcionamento do intestino é a tal da água de ameixa. São muitos os depoimentos em sites e revistas especializadas em dietas sobre os poderes “milagrosos” da água de ameixa ou da ameixa seca introduzida em uma alimentação balanceada. 

De fato, a ameixa tem diversas substâncias benéficas para a saúde, como vitaminas A, C e K, potássio, magnésio, manganês e fibras. Este último nutriente, inclusive, é o grande responsável por manter a saciedade por mais tempo e a regular o intestino, junto à ingestão de água. A fruta ainda contém sorbitol, que é um laxante natural.

MartinFredy via Getty Images

Para obter tais benefícios, você pode consumir a fruta seca ou beber diariamente a água de ameixa. Para isso, coloque cinco ameixas secas em um copo grande de água, deixe a bebida descansando na geladeira durante a noite e beba antes do café da manhã.

Outro jeito é comer ameixas secas nos lanches da manhã ou à tarde, como parte de uma dieta saudável ― se atentar, porém, à quantidade consumida, uma vez que a versão desidratada da fruta tem muito mais açúcar e é mais calórica do que a fruta fresca. 

Se consumida com moderação, os efeitos positivos envolvem até perda de peso. Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Liverpool em 2014 revelou que a ameixa seca, por ser rica em fibras e promover a sensação de saciedade, pode ajudar no emagrecimento.

Para chegar ao resultado, os cientistas acompanharam por 12 semanas cerca de 100 pacientes obesos e com sobrepeso que costumavam ter uma dieta pobre em fibras. Eles foram separados em dois grupos: o primeiro seguiu uma dieta balanceada e teve de comer um punhado de ameixas secas todos os dias. O segundo seguiu uma dieta equilibrada, sem adição da fruta. 

Após estas 12 semanas, os pesquisadores descobriram que o grupo que consumiu a ameixa perdeu dois quilos e diminuiu 2,5 cm na região abdominal. Já o outro grupo, que não comeu ameixas, perdeu 1,5 kg e apenas 1,7 cm de cintura.