COMIDA
20/08/2019 02:00 -03 | Atualizado 27/08/2019 12:56 -03

Água com limão traz benefícios reais para saúde?

Receita está relacionada a efeitos milagrosos como emagrecimento, "detox" e até cura do câncer.

patmeierphotography.com via Getty Images
Colourful and vivid picture of a cold Gin and Tonic with fresh line and ice in sunshine by the pool

Tomar água morna com limão traz benefícios à saúde. Será mesmo?

Não se sabe muito bem como ou quando essa moda “fitness” começou. A modelo Gisele Bündchen, entre outras famosas, já disse aderir ao hábito de tomar água com limão espremido ao acordar, de jejum ― e isso bastou para que muitas pessoas, incluindo nutricionistas e influencers de saúde, atribuíssem poderes milagrosos à receita. 

Para ficar claro: tomar um copo de água ao acordar é um ótimo hábito, uma vez que você hidrata seu corpo após muitas horas de sono. Te dá mais energia, melhora o aspecto da pele e cabelos e ajuda a equilibrar seu corpo. 

O limão, por sua vez, também é um ótimo aliado para a sua saúde. Rico em vitamina C, ele melhora sua imunidade. Por ter antioxidantes, o limão também ajuda no processo de desinflamação do organismo. O ácido cítrico presente nele ainda melhora o processo digestivo, caso consumido em jejum. 

Já em relação ao efeito “detox” e emagrecimento, não é possível confirmar tais benefícios. 

“Não emagrece e nem engorda”, afirma a nutricionista franco-brasileira Sophie Deram, em seu blog

“A alegação que usam ao promover essa informação seria de que a pectina [um tipo de fibra] existente no limão que poderia aumentar a saciedade e assim fazer com que você coma menos, induzindo ao emagrecimento”, diz. “Acontece que a pectina do limão concentra-se principalmente na casca, portanto, a ínfima quantidade de pectina no sumo do limão não seria suficiente para promover tal benefício.”

Em relação ao “detox”, a nutricionista lembra que não existe um alimento com essa qualidade. O órgão encarregado por esse trabalho é o fígado ― então trate de cuidar muito bem dele. 

“Não adianta mandar ver aquele copo de água com limão em jejum depois de um final de semana de exageros alimentares, porque não é isso que vai te desintoxicar. A melhor coisa a se fazer é esquecer o que passou e tocar a vida adiante, comendo normalmente e respeitando sua fome e saciedade”, pontua a nutricionista. Ela ressalta que nenhum alimento, por si só, é capaz de engordar, emagrecer e, muito menos, promover curas milagrosas. 

Água com limão e o câncer

Outro boato sobre os efeitos milagrosos da água com limão é o combate ao câncer. 

De tempos em tempos, circulam fake news nas redes sociais e em grupos no WhatsApp afirmando que a mistura poderia combater o câncer. 

Apesar dos benefícios da fruta relacionados à imunidade, ela não tem poderes de matar células cancerígenas, destaca o Instituto Oncoguia.

“Existem mais de cem tipos diferentes de câncer, o que torna extremamente difícil (ou até impossível) que algum alimento possa ser eficiente contra todos eles”, informa o Instituto.

“Não existe nenhum estudo científico que comprove essa teoria sobre o limão. Claro que alimentação saudável e hidratação são importantes para o corpo e ajudam a prevenir diversas doenças. Mas, para tratar ou prevenir o câncer, o limão não serve”, diz o oncologista clínico Carlos Eugênio Escovar.