COMIDA
27/08/2019 01:00 -03

Água com gás faz mal? Estes e outros mitos e verdades sobre a bebida

Ela pode ser uma opção para quem quer desapegar do refrigerante, mas muitas dúvidas ainda rondam a bebida gaseificada.

Água com gás, rodelas de limão e gelo. Essa é uma combinação que muita gente opta nas refeições ou em momentos que pedem uma bebida refrescante. Ela também é uma alternativa para quem está tentando desapegar do refrigerante, mas não abre mão de uma bebida gaseificada.

Porém, muitas dúvidas rondam a água com gás: ela faz mal à saúde? Ela é contra-indicada às grávidas? Faz mal aos dentes? De fato, são muitas perguntas e mitos que rondam a bebida.

Aqui estão os maiores mitos e verdades sobre a água com gás. Veja: 

OlgaMiltsova via Getty Images
Água com gás não faz mal aos dentes.

Mito 1. Água com gás faz mal aos dentes

Não. Como já falamos por aqui, o pH da água com gás não é baixo o suficiente para danificar o esmalte dos dentes, de acordo com um estudo publicado no no Journal of American Dental Association.

Mas preste atenção ao rótulo: água tônica, água com flavorizantes e com ácidos cítricos podem conter açúcar e até causar erosão do esmalte do dente. 

Mito 2. Água com gás não hidrata como água normal

Para os amantes da água com gás, saiba que vocês têm outra razão para continuar adorando a bebida: um estudo do American Journal of Clinical Nutrition comparou água normal e com gás e concluiu que ambas hidratam igualmente. 

Estudos mostram que quem toma as duas bebidas regularmente não apresenta esse problema.

Mito 3. Água com gás faz mal ao estômago

Por possuir um pH um pouco mais ácido (entre 5 e 6) do que a água normal (7), ela não deve ser consumida em excesso por pessoas com gastrite ou duodenite.

“Pela presença do dióxido de carbono, se ingerida em grande quantidade, a bebida pode causar uma ligeira dilatação do estômago resultando em um leve desconforto”, explicou o Hospital Albert Einstein

Mito 4. Água com gás é proibida na gravidez

Não existe contra-indicação, mas bebidas com gás, inclusive a água, pode prejudicar a digestão. Por causa do gás, a bebida pode aumentar o volume do estômago e causar desconforto.

Se você não quer abrir mão dela, é aconselhável beber entre as refeições e não durante. Além do mal-estar, ela não apresenta outros riscos.

Mito 5. Ingerir muita água com gás faz mal 

Em excesso, a água com gás pode causar desconforto, por expandir o estômago e causar gases, mas ela não faz mal à saúde. 

É bom lembrar, porém, que a água com gás deve ser evitada durante o exercício. A carbonação dela pode causar inchaço no estômago e desconforto.

Moral da história: se for para beber moderadamente, a água com gás é segura e hidrata tanto quanto a água normal.