COMIDA
04/09/2019 14:21 -03 | Atualizado 04/09/2019 14:46 -03

Jovem fica cego e desnutrido após passar anos comendo apenas batatas fritas

Britânico reclamava de cansaço e, após anos sem diagnóstico e má alimentação, ele começou a perder a visão e parte da audição.

Um adolescente britânico perdeu a visão e parte da audição após se alimentar por anos com apenas “junk food”.

O caso foi relatado no Annals of Internal Medicine, uma revista científica do American College of Physicians, na última segunda-feira (2).

O garoto de 14 anos havia reclamado para o médico da família que se sentia muito cansado. Apesar da má alimentação, o menino não aparentava estar desnutrido e não fazia uso de medicamentos. O médico então receitou injeções de vitamina B12 e advertiu sobre uma alimentação mais saudável. 

©plusminus20 via Getty Images

Cerca de um ano depois, quando o jovem tinha cerca de 15 anos,  ele começou a perder parte da audição. Logo depois, problemas com a visão apareceram. 

Sua visão piorou nos dois anos seguintes e, quando completou 17 anos, desapareceu quase por completo. Após uma bateria de exames, médicos encontraram um problema no nervo óptico, mas os testes não apontaram uma causa óbvia. 

Quando especialistas investigaram o hábito alimentar, o menino negou usar álcool, tabaco ou drogas. “Porém, o paciente confessou que, desde a escola fundamental, ele não comia certos alimentos com texturas diferentes”, escreveram os médicos.

Diariamente, ele comia uma porção de batatas fritas em um 'fish and chips' e, às vezes, comia Pringles, pão branco, presunto processado e salsicha.

As deficiências nutricionais podem ter contribuído para a perda da visão e problemas de audição do jovem, concluíram os médios. E isso foi uma surpresa para a comunidade científica, uma vez que a “dieta pobre em nutrientes” é muito rara em países desenvolvidos. 

No caso do adolescente britânico, a deficiência nutricional, com severa falta de vitaminas e minerais, incluindo as vitaminas B e cobre, provavelmente foi a principal causa para o agravamento dos problemas de saúde.

Após um aporte de suplementos, a visão parou de se deteriorar, mas não melhorou. Para os padrões britânicos e americanos, o garoto é considerado cego. 

Os médicos também indicaram um tratamento psicológico, uma vez que a dieta baseada em batatas fritas era sinal de um distúrbio alimentar.

“Uma alimentação restrita a junk food pode causar múltiplas deficiências nutricionais”, alertou o relatório. “O dano do nervo óptico por deficiência nutricional é potencialmente reversível se diagnosticada com antecedência. Se deixar sem tratamento, isso pode causar uma perda de visão permanente.”