ENTRETENIMENTO
04/07/2019 10:40 -03 | Atualizado 04/07/2019 14:04 -03

Por que a escolha de uma atriz negra para ser a sereia Ariel incomoda tanta gente?

Anúncio de Halle Bailey como protagonista da versão live-action do clássico 'A Pequena Sereia' deu o que falar nas redes sociais.

Getty Editorial
Halle Bailey é uma das cantora do duo de R&B Chloe x Halle.

O anúncio de Halle Bailey, uma das cantoras do duo Chloe x Halle, como a interprete da sereia Ariel na versão live-action da animação A Pequena Sereia deu o que falar nas redes sociais. O motivo? Bailey é negra.

Logo após a notícia, dada pela Disney na noite deste quarta (3), o público se dividiu, mostrando que a questão da diversidade ainda está muito longe de ser encarada como algo natural e necessário. Tanto culturalmente quanto comercialmente.

“Depois de uma extensa pesquisa, ficou muito claro que Halle possui aquela combinação rara de espírito, coração, juventude, inocência e substância. Além de uma voz maravilhosa. Todas as qualidades intrínsecas necessárias para desempenhar esse papel icônico”, disse o diretor Rob Marshall no comunicado da Disney.

Também fazem parte do elenco Jacob Tremblay (vencedor do Critics’ Choice com O Quarto de Jack, em 2016) como o peixinho Linguado;  e a rapper de origem asiática Awkwafina como Sabidão. A comediante Melissa McCarthy está quase fechada para interpretar a vilã Ursula.

A versão em live-action manterá as canções originais do filme original, de 1989, e adicionará composições originais de Alan Menken, autor da trilha da animação, e Lin-Manuel Miranda, que assinou a trilha de Moana - Um Mar de Aventuras (2016).

Nas redes sociais, o anúncio recebeu muitas críticas que foram tachadas de racistas por quem apoiou a escolha de Bailey para o papel de Ariel.

Veja aqui alguns posts que ilustram a discussão:

Ariel é branca com olhos azuis. A Disney está tentando ser ‘cool’ mas legal mesmo é respeitar os personagens.

Se você está incomodado com Ariel sendo negra mas assistiu a incontáveis filmes onde pessoas brancas retratam pessoas etnias diferentes (egípcios, afro-americanos, latinos, asiáticos, etc.), está na hora de cair na real. Você é racista!

Essa garota pode ser 100% Ariel. E se você se incomodou com isso, vá reclamar para sua avó, porque o resto de nós não está nem aí.

A Disney está arruinando tudo para nós. Mantenha como era, por favor!

Não é sobre se negro ou branco, é sobre dar vida a algo de nossa infância.

Mudar detalhes do original e contar uma história diferente.

Primeiro Zendaya como Mary Jane Watson [namorada do Homem-Aranha] e agora Halle Bailey como a Pequena Sereia! E ela também vai cantar. É isso aí!

Disney, sinto muito, mas admirava Ariel quando estava crescendo sendo ela uma garotinha ruiva. Muito chateada com a escolha para o remake. Eu não vou ver isso, você estragou tudo para mim.

Halle tem mais do que comprovado o seu valor e se alguém se queixar de sua escolha devido a cor de sua pele, você não merece assistir a este filme. Ponto final.