COMIDA
14/02/2019 12:04 -02

8 perguntas que vegetarianos não aguentam mais responder

“Nossa, você só deve comer alface, né?”

O vegetarianismo vem ganhando notoriedade nos últimos anos. Baseada em hortaliças, frutas, grãos e ovos e derivados do leite, a dieta é um estilo de vida escolhido por cada vez mais brasileiros: em 2018, 14% da população brasileira disse ser vegetariana, o que significa que 30 milhões não comem mais carne. 

Mesmo assim, muitas pessoas ainda questionam os adeptos ao vegetarianismo. E as mesmas perguntas e comentários, ao longo do tempo, se tornaram bem irritantes.

Usuários do Twitter citaram algumas perguntas e comentários que escutam com frequência daqueles que não seguem o mesmo estilo de vida: 

“Vegetarianos ficam forçando vegetarianismo, né?”

É mesmo???

“E as proteínas?”

Vale destacar que a dieta vegetariana é rica em proteína vegetal (proveniente de grãos, legumes e oleaginosas) e proteína do ovo e de produtos lácteos, como leite, iogurte, queijos e kefir.

“Se não come carne, come o quê?”

Apesar de ter grande parte da culinária brasileira, a carne não é sinônimo de uma alimentação saudável. Nutricionistas, inclusive, recomendam o consumo de carne vermelha (para quem faz questão dela no cardápio) apenas 3 vezes por semana.

Além disso, de tudo que é produzido, a carne e laticínios correspondem por apenas 18% de todas as calorias alimentares disponíveis e por cerca de um terço das proteínas. Ou seja: há maior abundância de proteínas vegetais no mundo do que proteína de origem animal. 

“Você vai ficar doente”

Na verdade, o consumo excessivo de carne pode agravar problemas de saúde. Pesquisadores dos Estados Unidos descobriram que o consumo regular de carne vermelha aumenta o risco de uma pessoa ter ataque cardíaco e doenças vasculares, como pressão alta.

Outro estudo revelou que vegetarianos e veganos são menos hipertensos do que aqueles que consomem carne.

“Nem peixe??”

Ai, sem comentários. 

“Nossa, você só come alface?”

Na verdade, o vegetarianismo tem uma diversa gama de legumes, vegetais, frutas, oleaginosas, grãos, ovos e derivados do leite, que são ricos em vitaminas, minerais, carboidratos, proteínas, açúcares, gorduras e demais nutrientes. Ser vegetariano, inclusive, é mais fácil do que muitos imaginam. 

“E você come o que no churrasco?”

Qual churrasco não fica mais gostoso com queijinho coalho na brasa, vinagrete, pão de alho e espetinho de legumes? Pasmem: eles são vegetarianos! 

“Mas as plantas também são seres vivos, você acha justo comê-las?”

Olha... Sem comentários [2]!