ENTRETENIMENTO
23/07/2019 01:00 -03

5 filmes para conhecer melhor Laura Dern, a Renata de 'Big Little Lies'

Atriz brilhou na segunda temporada da série mesmo com a presença "ameaçadora" de Meryl Streep.

Divulgação
Laura Dern venceu Emmy de Melhor Atriz Coadjuvante em 2017 por Big Little Lies.

Não há como negar que desde que foi anunciada como parte do elenco da segunda temporada de Big Little Lies, Meryl Streep tornou-se a grande atração da série, que já possuía um elenco de peso, encabeçado por Nicole Kidman e Reese Witherspoon.

Como esperado, ela entregou uma excelente interpretação da detestável Mary Louise Wright. Mas outra atriz do elenco, não tão conhecida do público em geral, conseguiu se destacar mesmo com a presença “intimidadora” de Streep: Laura Dern.

Sua Renata Klein já havia chamado a atenção na primeira temporada, mas nessa sequência a personagem ganhou mais espaço e Dern agarrou a oportunidade para dar um verdadeiro show.

Irascível empresária que vai à falência por culpa das mazelas de seu marido, Renata protagonizou algumas das cenas mais marcantes da segunda temporada.

Seus hilários esporros — homéricos — vivaram uma tradição na série, e alguns deles são inesquecíveis.

Como a briga entre ela e o marido em um carro [em inglês]:

Ou a da reunião com o professor de sua filha e o diretor da escola [em inglês]:

E, claro, o embate entre ela e Mary Louise em um café [em inglês]:

O que muita gente pode não saber é que Dern, que completou 52 anos em 2019, é uma das atrizes mais respeitadas de Hollywood desde muito cedo. Ela tem a atuação no DNA, pois é filha de dois atores reconhecidos: Bruce Dern e Diane Ladd.

Ao lado de sua mãe, ela se destacou, ainda criança, atuando em Alice Não Mora Mais Aqui (1974), 4º longa do ainda relativamente desconhecido Martin Scorsese.

De lá para cá, Dern seguiu uma carreira identificada com um cinema mais autoral, tornando-se “queridinha” de David Lynch, com quem fez alguns de seus mais importantes filmes. 

Talvez por conta disso, seu personagem mais conhecido do grande público seja o da botânica Ellie, de Jurassic Park, um dos maiores sucessos ca carreira de Steven Spielberg.

Ela foi indicada ao Oscar duas vezes. Como Melhor Atriz por As Noites de Rose (1991) e Melhor Atriz Coadjuvante por Livre (2014), filme em que, curiosamente, faz o papel da mãe de sua colega de elenco em Big Little Lies, Reese Witherspoon, que é apenas 9 anos mais nova que Dern.

Na TV, ela recebeu o Emmy de Melhor Atriz Coadjuvante em Minissérie ou Telefilme exatamente por sua performance na primeira temporada de Big Little Lies (2017), e quatro Globos de Ouro. Dois de Melhor Atriz Coadjuvante em Série, Minissérie e Telefilme, com Recount (2008) e Big Little Lies; um de Melhor Atriz em Minissérie ou Telefilme por Afterburn (1993), e um de Melhor Atriz em Série de Comédia em Enlightened (2012).

Mas se você não conhece muito a filmografia de Laura Dern, não se preocupe. Selecionamos aqui cinco filmes para quem quer ver mais dessa grande atriz:

Coração Selvagem (1990)

Divulgação

Sinopse: Com ciúmes do romance entre sua filha Lula (Laura Dern) e Sailor (Nicolas Cage), Marietta (Diane Ladd), uma rica fazendeira sulista, manda seu capanga  Bob Ray (Gregg Dandridge) ameaçar Sailor, um fora  da lei que é obsecado por Elvis. Sailor acaba matando Bob Ray e é preso. Solto dois anos depois, ele reencontra Lula e os dois fogem para a Califórnia. Na viagem, enquanto são perseguidos por Marcello Santos (J.E. Freeman), um assassino contratado por Marietta, os dois conhecem personagens esquisitos como Bob Peru (Willem Dafoe), que convence Sailor a participar de um assalto a banco.

Conversa Suave (1985)

Divulgação

Sinopse: Connie Wyatt (Laura Dern), uma jovem de espírito livre de 15 anos vive o auge de seu despertar sexual em um verão de uma pequena cidade do sul da Califórnia. Mas quando ela flerta com um atraente e perigoso homem chamado Arnold Friend (Treat Williams), ela sofrerá as consequências.

As Noites de Rose (1991)

Divulgação

Sinopse: Em 1930, a jovem Rose (Laura Dern) é aceita pela família Hillyer para trabalhar como empregada em sua fazenda. Ela se dá muito bem tomando conta das crianças da casa, mas sua beleza chama muito a atenção dos homens da região e seus modos peculiares acabam irritando o patriarca da família, “Daddy” Hillier (Robert Duval).

Ruth em Questão (1996)

Divulgação

Sinopse: Viciada em produtos químicos, Ruth Stoops (Laura Dern), vive entrando e saindo da cadeia. Por conta disso, ela perde a guarda de seus quatro filhos. Em uma de suas passagens pela prisão, ela descobre que está grávida de novo e o Juiz Richter (David Graf) pretende lhe dar uma redução de sentença para que ela interrompa sua gravidez. Porém, um grupo cristão anti-aborto paga a sua fiança e diz que lhe dará todo o apoio para ter o bebê e largar seu vício. Mas aí um grupo rival, favorável ao aborto, entra na questão e Ruth fica no meio do fogo cruzado de uma disputa jurídica que ganha projeção nacional.

Império dos Sonhos (2006)

Divulgação

Sinopse: A atriz Nikki Grace se prepara para o papel mais importante de sua carreira, mas ela acaba se apaixonando por seu colega de elenco Devon Berk (Justin Theroux) e começa a perceber que a sua vida está se confundindo com a personagem do filme, Susan Blue. Para aumentar sua confusão mental, ela descobre que a produção é um remake de uma produção polonesa maldita, que foi marcada por uma terrível tragédia.