43% dos brasileiros ouviram podcast pela primeira vez na quarentena, diz pesquisa

E 51% estão ouvindo mais música no isolamento social, inclusive para melhorar o humor e não se sentirem sozinhos em casa.

Pesquisa da plataforma Deezer realizada em oito países mostra que as pessoas estão usando músicas e podcasts para lidar melhor com o isolamento social e a pandemia do novo coronavírus. De acordo com os dados, 43% dos brasileiros afirmaram que ouviram podcast pela primeira vez neste período de quarentena.

E, se em tempos de isolamento social os relacionamentos entraram em pausa, os podcasts que tratam sobre relacionamentos não pararam e têm visto a audiência crescer. Houve um aumento de 145% na audiência de podcasts que tratam do assunto na Deezer.

O levantamento também mostrou que 37% das pessoas ouvem podcasts para buscar uma mudança positiva em suas vidas.

Globalmente, as pessoas também estão ouvindo podcasts como companhia. De acordo com a pesquisa, 15% das pessoas nos EUA, 7% no Reino Unido e 5% na França estão ouvindo podcasts para lidar com a solidão.

Os dados mostraram também a relação dos brasileiros com a música neste período. 51% dos brasileiros estão ouvindo mais músicas durante o isolamento social para ficarem bem neste momento difícil. 80% dos entrevistados responderam que estão ouvindo música para melhorar o humor e 34% ouvem para não se sentirem sozinhos em casa.

As músicas românticas fazem parte da trilha sonora de boa parte dos brasileiros: 49% dos homens e 38% das mulheres que participaram da pesquisa dizem que preferem este estilo musical.

A pesquisa foi feita com 11 mil pessoas de oito países: Brasil, França, Alemanha, Egito, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, EUA e Reino Unido.