ENTRETENIMENTO
24/07/2019 01:00 -03

Mostra de cinema latino-americano em São Paulo exibe 148 filmes de 16 países

'Fakir', da diretora baiana Helena Ignez, abre a 14ª edição do festival em evento gratuito e aberto ao público nesta quarta (24).

Divulgação/Montagem
Cenas de Fakir, Eu Selvagem, A Rainha Nzinga e Eu Menina, alguns dos destaques do 14º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo.

Em sua 14ª edição, o Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo, que começa nesta quarta (24) e vai até o dia 31 de julho, exibe 148 filmes de 16 países da América-Latina e Caribe. Obra da diretora baiana Helena Ignez, Fakir abre o festival na Sala Simón Bolívar, no Memorial da América Latina, às 20h30. O evento é gratuito e aberto ao público. 

Entre os destaques internacionais, todos inéditos no Brasil, estão:

o argentino Eu Menina, de Natural Arpajou;

o cubano A Música das Esferas, de Marcel Beltrán;

o chileno Cuecas Rasgadas, de Arnaldo Valsecchi, 

o uruguaio Pornô Para Iniciantes, de Carlos Ameglio;

o colombiano Menina Errante, de Rubén Mendoza;

o venezuelano Eu impossível, de Patricia Ortega;

o paraguaio 3-1= 2 Rodando, de José Alcazar; e

o mexicano Asfixia, de Kenya Márquez.

Já entre os brasileiros, além de Fakir, longas como Eldorado, Mengele Vivo ou Morto?, de Marcelo Felipe Sampaio; No Coração do Mundo, de Maurilio Martins e Gabriel Martins; e Ensaio Sobre o Fracasso, de Cristiano Burlan — que conversou com o HuffPost sobre outro filme seu lançado em 2019, o documentário Elegia de um Crime.

Além de contar com uma programação especial de debates, encontros e oficinas, a mostra homenageia as cineastas Tata Amaral, Cláudia Priscilla, a atriz Léa Garcia e o ator chileno Patrício Contreras. Os artistas celebrados terão alguns de seus trabalhos mais marcantes da carreira exibidos no festival.

A mostra acontece no Memorial da América Latina, CineSesc, Galeria Olido, Centro Cultural São Paulo, Biblioteca Mário de Andrade e Instituto CPFL (Campinas). As sessões têm entrada gratuita ou preços acessíveis de R$ 5 a R$12.

Veja a programação completa do 14º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo no site da festival.