ENTRETENIMENTO
20/01/2020 10:57 -03

10 filmes em streaming para celebrar os 100 anos do diretor Federico Fellini

Aniversário do cineasta italiano, um dos maiores gênios da história do cinema, é nesta segunda (20).

Um dos mais inventivos e influentes cineastas da história do cinema, Federico Fellini, se estivesse vivo, completaria 100 anos nesta segunda (20). Morto em 1993, aos 73 anos, ele foi um dos grandes expoentes (e exportadores) do cinema italiano.

Seu estilo lírico em que sonho e realidade se confundiam em histórias que analisam tanto o exterior quanto o interior de seus personagens tornou-se tão marcante que qualquer obra que evocasse sua linguagem passou a ser classificada como “felliniana”.

Nascido e criado na pequena cidade litorânea de Rimini, que ele homenageou em alguns de seus principais filmes, como Os Boas Vidas e Amarcord, Fellini acumulou diversos prêmios em sua carreira.

Entre eles: quatro estatuetas do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro (A Estrada da Vida, Noites de Cabíria, , e Amarcord) um Oscar honorário pelo conjunto da carreira, uma Palma de Ouro do Festival de Cannes (A Doce Vida), um Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro (Julieta dos Espíritos) e dois Leões de Prata em Veneza (Os Boas Vidas e A Estrada da Vida).

Para celebrar o centenário desse verdadeiro gênio da sétima arte, selecionamos aqui 10 grandes filmes de sua consagrada filmografia que você encontra em plataformas de streaming no Brasil.

Divirta-se:

(1963)

Divulgação

Sinopse: Em crise existencial e criativa, o cineasta Guido Anselmi (Marcello Mastroianni) ainda não tem ideia sobre o que será seu próximo filme, que está prestes a rodar. Pressionado por seu produtor, pela esposa, pelos amigos e até por sua amante, ele se isola em um spa e reavalia sua vida, se perdendo entre passado e presente, realidade e sonho.
Onde ver: Telecine Play, Looke e NetMovies.

Amarcord (1973)

Divulgação

Sinopse: O adolescente Titta (Bruno Zanin) é o vetor para uma análise cheia de nostalgia e sonhos sobre a vida na pequena e litorânea Rimini da década de 1930, no auge do governo fascista de Benito Mussolini.
Onde ver: Looke e NetMovies.

Os Boas Vidas (1953)

Divulgação

Sinopse: Os cinco amigos Alberto (Alberto Sordi), Moraldo (Franco Interlenghi), Fausto (Franco Fabrizi), Leopoldo (Leopoldo Trieste) e Riccardo (Riccardo Fellini) não fazem nada da vida a não ser farrear e conquistar garotas nas ruas de Rimini. Mas a “vida boa” acaba quando Fausto engravida a irmã de Moraldo e é obrigado a casar com ela. 
Onde ver: Looke e NetMovies.

A Doce Vida (1960)

Divulgação

Sinopse: Em uma Roma de fama, drogas, sexo e vazio existencial, o jornalista de fofocas Marcello Rubini (Marcello Mastroianni) é figurinha fácil entre celebridades e membros das alta roda, mas o que ele quer mesmo é ser respeitado como um escritor sério. No entanto, ele nunca consegue se livrar da decadência do mundo em que vive.
Onde ver: Telecine Play.

E La Nave Va (1983)

Divulgação

Sinopse: Às vésperas da Primeira Guerra Mundial, o navio Gloria N. desembarca de Nápoles cheio de nobres e artistas que estão lá para ver as cinzas da cantora lírica grega Edmea Tutea serem jogadas no mar da Grécia. No caminho, eles cruzam com uma embarcação sérvia naufragando e acolhem os tripulantes. O problema é que pouco tempo depois o navio é abordado por uma embarcação do Império Austro-Húngaro, que acabava de declarar guerra a Sérvia.
Onde ver: Looke e NetMovies.

Noites de Cabíria (1957)

Divulgação

Sinopse: A romântica e ingênua prostituta Cabíria (Giulietta Masina) sonha com o verdadeiro amor enquanto sofre seguidas desilusões amorosas.
Onde ver: Telecine Play, Looke e NetMovies.

Ensaio de Orquestra (1978)

Divulgação

Sinopse: O filme mostra uma orquestra que ensaia em uma antiga capela de Roma como o microcosmo do caótico momento político italiano na década de 1970. Quando o grupo de músicos é entrevistado por uma equipe de TV, vêm à tona todos os problemas internos da sinfônica, que vive em pé de guerra e à beira de uma revolta.
Onde ver: Looke e NetMovies.

A Estrada da Vida (1954)

Divulgação

Sinopse: A jovem e ingênua Gelsomina (Giulietta Masina) é comprada de sua mãe empobrecida pelo brutal Zampanò (Anthony Quinn), um homem que vive de fazer uma apresentação em que quebra correntes com sua força descomunal. Ele a obriga a ser sua esposa e parceira no show. Ela passa a ser palhaça e se mantém ao lado de Zampanò, mesmo com todo o desprezo que ele demonstra por ela. Isso até o dia em que eles se juntam a um circo e Gelsomina se apaixona pelo palhaço Il Matto (Richard Basehart), deixando Zampanò louco de ciúmes,
Onde ver: Looke e NetMovies.

Julieta dos Espíritos (1965)

Divulgação

Sinopse: Espiritual, supersticiosa e ingênua, a pequena burguesa Julieta (Giulietta Masina) vive sua vida cheia de ilusões e desejos reprimidos até que descobre que seu marido a trai. Apavorada com a possibilidade dele abandoná-la, ela mergulha em um estado de pânico e devaneio que vai “acordá-la” para um mundo muito além de sua vidinha medíocre.
Onde ver: Looke e NetMovies.

Ginger e Fred (1986)

Divulgação

Sinopse: antigos parceiros de dança que se apresentavam como imitadores de Ginger Rogers e Fred Astaire, os hoje idosos  Amelia (Giulietta Massina) e Pippo (Marcello Mastroianni) se reencontram para participar de uma competição de calouros em um programa de TV.
Onde ver: Looke e NetMovies.