OPINIÃO
19/03/2019 06:44 -03 | Atualizado 19/03/2019 06:44 -03

Há 20 anos: 10 filmes que provam que 1999 foi o último grande ano do cinema

Inovadores, surpreendentes, influentes... Filmes como 'Matrix', 'O Sexto Sentido' e 'Clube da Luta' deixaram sua marca na história.

Divulgação/Montagem
Matrix, O Sexto Sentido e Clube da Luta são algumas das produções que se destacaram no fim da década de 1990.

Muita gente reclamou (com razão) que a lista dos finalistas ao Oscar de Melhor Filme em 2019 era bem fraca. Tudo bem que havia filmes excelentes, como Roma e Infiltrado na Klan, mas há anos a Academia não precisa quebrar a cabeça para montar sua lista. Mais precisamente 20 anos, porque, sem sombra de dúvidas, 1999 foi o último grande ano do cinema.

Era o encerramento de uma década especial em Hollywood, bem parecida com o que havia acontecido nos anos 1970, quando os grandes estúdios, assustados com uma queda brutal de bilheteria, deram carta branca para diretores da nova geração que conseguiam aliar boas críticas a bons lucros com produções independentes.

Foi assim que, do nada, filmes de diretores desconhecidos, como Matrix e O Sexto Sentido se transformaram em sucessos de bilheteria estrondosos e alcançaram o status de ícones da cultura pop da época.

E todos sabem o que acontece normalmente quando artistas ganham um cheque em branco… Uma avalanche de filmes inovadores feitos por jovens cineastas sem medo de arriscar. Isso sem falar de alguns veteranos que viviam à margem de Hollywood que poderiam, finalmente, contar com o aporte financeiro ou de distribuição necessário para que suas obras pudessem chegar a um público que eles nunca tiveram.

A ano de 1999 foi tão especial que filmes com o status de Clube da Luta, Magnólia, Quero ser John Malkovich e De Olhos Bem Fechados nem concorreram ao Oscar de Melhor Filme em 2000, vencido por Beleza Americana, estrelado pelo hoje persona non grata Kevin Spacey.

Fizemos uma lista de 10 filmes desse ano mágico que você precisa ver (ou rever) agora mesmo:

*Perceba que a escolha é tão complicada que deixamos de fora filmes como Beleza Americana, História Real, Tudo Sobre Minha Mãe, Eleição, O Mundo de Andy, A Bruxa de Blair, entre (vários) outros.