ENTRETENIMENTO
01/04/2019 06:42 -03

O 1º de Abril é a oportunidade para você conhecer 10 filmes sobre grandes mentiras

Assim como a história da humanidade, grandes obras da ficção são baseadas em mentiras.

Divulgação/Montagem
Entre os filmes estão O Show de Truman, Amnésia, A Caça, entre outros.

A mentira faz parte do ser humano e de sua história. Mesmo quando ainda crianças, já fazemos uso dela para conseguir o que queremos. Aliás, despejamos boas doses de pequenas mentiras diariamente. Ou você é aquele tipo de pessoa chata que responde com sinceridade quando alguém lhe pergunta se está acima do peso?

A história da humanidade é construída com mentiras. Quantas vezes, nesses milhares de anos, povos inteiros se achavam superiores a outros baseados em alguma lorota? Depois de uma guerra, por exemplo, a versão oficial dos fatos, a “verdadeira”, é sempre a do vencedor.

E de grandes mentiras também nascem grandes histórias que expõem esse lado mais contraditório, hipócrita e sombrio do ser humano.

Por isso, nesse 1º de Abril fizemos uma lista com 10 filmes sobre grandes mentiras.

É verdade! Veja aqui:

  • O Show de Truman (1998)
    O Show de Truman (1998)
    Divulgação
    E se a sua vida fosse toda uma mentira? Esse é o tema principal de O Show de Truman, grande sucesso do final dos anos 1990 que satirizava a onda de reality show que começava a tomar conta da TV na época. O filme dirigido pelo veterano cineasta australiano Peter Weir e protagonizado por Jim Carrey no auge de sua carreira continua muito atual (vide redes sociais), e mostra como podemos viver uma vida baseada em mentiras.
  • Dúvida (2008)
    Dúvida (2008)
    Divulgação
    Em tempos de fake news, um dos filmes que mais discute a força de um boato é Dúvida. Essa verdadeira batalha de grandes interpretações de Meryl Streep e Philip Seymour Hoffman conta a história de uma freira diretora de um colégio católico, odiada pelos alunos, que suspeita das verdadeiras intenções de um padre, que é o mais popular professor do colégio.
  • Desejo e Reparação (2007)
    Desejo e Reparação (2007)
    Divulgação
    Bela adaptação do incrível livro do escritor inglês Ian McEwan, o filme que revelou James McAvoy e uma ainda muito jovem Saoirse Ronan mostra como uma mentira pode arruinar a vida das pessoas. Entre os muitos prêmios que recebeu, a produção conquistou o Globo de Ouro e o Bafta de Melhor filme em 2008.
  • Os Suspeitos (1995)
    Os Suspeitos (1995)
    Divulgação
    Bryan Singer atualmente está em baixa, principalmente depois de seu envolvimento em casos de agressão sexual, mas o diretor de Bohemian Rhapsody foi "a" grande revelação de 1995 com o surpreendente Os Suspeitos. Um filme que tem toda a sua força narrativa ligada à mentira. Sem dar muitos detalhes, a mentira está impregnada em cada frame dessa obra que apresentou o ator Kevin Spacey ao mundo, outro artista que hoje também sofre com o ostracismo devido a acusações de agressão sexual.
  • Amnésia (2000)
    Amnésia (2000)
    Divulgação
    Christopher Nolan ainda era um desconhecido jovem diretor inglês quando lançou Amnésia. O filme, que tem sua história contada ao contrário, tem como protagonista um personagem que busca solucionar o mistério do assassinato de sua esposa. Mas ele tem amnésia temporária, fazendo dele um narrador nada confiável para o público, que nunca sabe se o que está vendo é verdade ou mentira.
  • A Caça (2012)
    A Caça (2012)
    Divulgação
    Mesmo com uma história diferente e passado em lugares e épocas distintas, a trama do dinamarquês A Caçada tem algo em comum com a de Desejo e Reparação. Aqui, a vítima da mentira é o professor de jardim de infância Lucas (Mads Mikkelsen), que é falsamente acusado de abuso por uma criança, filha de seu melhor amigo. Mikkelsen conquistou o prêmio de Melhor Ator no Festival de Cannes daquele ano.
  • A Vila (2004)
    A Vila (2004)
    Divulgação
    Todo os filmes de M. Night Shyamalan trazem algum tipo de reviravolta, mas a de A Vila - que é baseada em uma grande mentira - é uma das mais marcantes. O filme faz uma grande crítica à sociedade que se isola do mundo ao redor por medo, vivendo em um ambiente que não condiz com a realidade. Algo que os Estados Unidos viviam na pele do pós-11 de setembro. Questão que segue muito atual na América de Trump.
  • Gattaca - Experiência Genética (1997)
    Gattaca - Experiência Genética (1997)
    Divulgação
    A ficção científica cult Gattaca - Experiência Genética retrata um futuro em que apenas seres humanos modificados geneticamente têm direito a posições de destaque na sociedade. Algo que Vincent (Ethan Hawke), um humano que não faz parte dessa casta, provará ser uma grande mentira.
  • Eles Vivem (1998)
    Eles Vivem (1998)
    Divulgação
    Um dos filmes mais cult de um dos diretores mais cult do cinema americano, Eles Vivem é o ápice da crítica aos mitos do capitalismo da Terra do Tio Sam. O cineasta John Carpenter não poupa ninguém nessa ficção científica B que conta a história de Joe Nada (vivido pelo lutador de luta livre Roddy Piper), um andarilho em busca de emprego que descobre uma caixa de óculos escuros que revelam a verdadeira face da sociedade dominante.
  • Matrix (1999)
    Matrix (1999)
    Divulgação
    Depois do sucesso dessa icônica ficção científica, o termo "matrix" virou sinônimo para ilusão. Uma vida virtual onde nada é real e que a humanidade vive, mesmo que sem querer, uma imensa mentira. No filme há uma famosa cena em que o personagem Morpheus (Laurence Fishburne) apresenta a Neo (Keanu Reeves) duas pílulas, uma azul e outra vermelha. Dependendo de qual ele escolher engolir, ele conhecerá a dura realidade ou continuará a viver "feliz" na mentira.