OPINIÃO
14/04/2014 13:56 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:23 -02

11 maneiras de criar um local de trabalho frutífero

Martin Barraud via Getty Images

É possível prosperar no trabalho. No Asana, nos transformamos em cobaias de nosso próprio experimento de criar um local de trabalho ideal -- onde os funcionários prosperam, se apoiam mutuamente e dão o melhor de si. Estou entusiasmado em compartilhar o que descobrimos que funciona, e esperamos inspirar sua equipe a descobrir o que funciona para vocês.

1. Missão clara. As pessoas trabalham melhor quando sabem por que seu trabalho é importante e o que estão se esforçando para alcançar. Certifique-se de ter uma declaração de missão claramente definida, de modo que todos em sua empresa estejam alinhados em direção ao mesmo objetivo final.

2. Braços abertos. Comece a criar camaradagem durante o processo de entrevista -- convide os candidatos a almoçar com a equipe, leve-os para conhecer todo o escritório e faça-os assinar pessoalmente a carta de admissão, de modo que possam ser cumprimentados por seu novo time. Quando novos contratados se sentem parte do time ainda antes do primeiro dia, subir a bordo torna-se mais suave e eles podem encontrar mais rapidamente sua zona de conforto.

3. Todo mundo cabe. Contrate pessoas que compartilhem o entusiasmo pela missão e os valores de sua empresa, de modo que você possa criar uma cultura coesa que ajude todo mundo a prosperar. Na prática, isto significa ver mais que apenas o talento e a experiência ao contratar, mas adotar no recrutamento uma abordagem da pessoa inteira.

4. Empoderamento. Distribuir responsabilidade por todos em sua organização, em vez de usar uma hierarquia tradicional de cima para baixo, ajuda todo mundo a prosperar em suas funções. Ao dar poder a indivíduos para que sejam os tomadores de decisão definitivos em suas áreas de perícia, todo mundo sente que seu trabalho é importante, não importa em que "nível" esteja na organização.

"O excesso de gerenciamento bloqueia a criatividade e a capacidade dos companheiros de equipe de atingir seu potencial, enquanto uma estrutura completamente 'plana' impede que as pessoas cresçam tanto quanto deveriam. Uma abordagem equilibrada dá às pessoas a liberdade de que precisam para contribuir com todo o seu potencial, enquanto também oferece o apoio que as ajuda a crescer para se tornarem ainda mais capazes." -- Dustin Moskovitz, "Goldilocks Management", em Medium

5. Experiências comuns. As pessoas operam em seu melhor nível quando se sentem à vontade com os demais a seu redor. Investir em experiências comuns como passeios, esportes de equipe, comemorações de aniversário e almoços de aprendizado ajuda a criar uma equipe unida.

6. Saúde. A capacidade de dar o melhor de si no trabalho começa com energia e boa saúde. Fornecer refeições saudáveis grátis, aulas de ioga no escritório e afiliação a academias de ginástica são pequenas despesas no grande esquema dos orçamentos corporativos, mas podem ter um enorme impacto.

7. Tecnologia. Usar a tecnologia moderna de comunicação (como o Asana) permite que as equipes prosperem ao reduzir o entediante "trabalho sobre o trabalho" -- os e-mails intermináveis, reuniões de posicionamento e tentativas de se manter na mesma página. Quando passam menos tempo no trabalho sobre o trabalho, as pessoas têm mais tempo para fazer o trabalho real pelo qual são apaixonadas.

8. Metas claramente definidas. Quando as expectativas e marcos são transparentes, é fácil avançar cada dia e comemorar o sucesso quando o trabalho é concluído. Estabelecer uma meta de equipe de alto nível com intervalo de alguns meses e marcos a cada semana esclarece o que precisa ser feito e mostra como o trabalho se alinha com as metas da companhia. Com esse nível de clareza, é fácil completar os passos necessários para alcançar seus objetivos.

9. Encontrar o fluxo. Ter tempo para entrar na zona, encontrar o fluxo e ser produtivo ajuda as pessoas a progredir. "Nada de reuniões nas quartas-feiras" é uma maneira eficaz de fornecer tempo ininterrupto a cada semana, de outro modo é fácil esquecer de deixar espaço em sua agenda para fazer as coisas.

10. Gratidão. As pessoas continuam entusiasmadas pelo trabalho quando sabem que são apreciadas. Encontre pequenas maneiras de demonstrar gratidão em sua organização -- nós usamos "corações" em tarefas com o Asana, damos feedback positivo em tempo real e reconhecemos os companheiros por contribuições especiais fazendo circular uma bandeira da empresa.

11. Quebrar a rotina. Fazer alguma coisa nova recarrega as pessoas, o que torna mais fácil prosperar quando você volta a um programa "normal". Para obter um equilíbrio com o tempo mais estruturado e concentrado que se usa para alcançar as metas primárias, dê às pessoas tempo para trabalhar em coisas que elas não fazem normalmente, aprender algo novo e fazer alguma coisa totalmente fora de sua zona de conforto. Experimente realizar eventos especiais para toda a empresa algumas vezes por ano, ou acrescentar semanas com temas especiais ao calendário da empresa.

Na Asana, as duas grandes prioridades são criar um produto que ajude a humanidade a prosperar e uma cultura que ajude nossos colegas a prosperar. Esperamos que sua equipe também possa dedicar energia para criar um local de trabalho pujante -- a recompensa supera em muito o esforço. Ao ajudar sua equipe a prosperar, você pode fazer seu melhor trabalho ajudando a humanidade a prosperar.