OPINIÃO
21/04/2015 12:58 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:52 -02

Como recomeçar e reconstruir sua vida do zero

2015-04-20-1429557229-8431317-foto1.jpg

Você sabe o que o início do ano, a segunda-feira e o amanhã têm em comum?

É o começo de algo novo. É um presente que a vida te dá para iniciar de novo. É um novo começo, uma nova chance, uma nova oportunidade para você criar algo melhor, algo especial.

Quando a vida te pede para que você comece tudo de novo e reconstrua a partir do zero, em vez de entrar em pânico e olhar para a coisa toda como uma punição, em vez de permitir que o medo paralise você, tente olhar para a experiência como um novo acaso. Como uma nova oportunidade para você criar a sua vida em uma fundação mais forte e saudável. Uma nova oportunidade para você ser feliz. Para começar tudo de novo e mostrar ao mundo que tudo é possível.

Eu tive várias oportunidades de começar de novo e confesso que senti frio na barriga, mas não deixei que o medo me limitasse de tentar e acreditar que eu iria conseguir.

  • Eu comecei uma faculdade de jornalismo, depois de estar formada e já trabalhando na área de turismo, que não me satisfazia.

  • Eu comecei do zero quando deixei um emprego bem remunerado como relações públicas no Brasil e resolvi arriscar tudo e mudar para os Estados Unidos.

  • Eu comecei de novo quando me divorciei de um casamento que não me preenchia e não me fazia feliz.

  • Eu comecei algo novo quando resolvi arriscar e fazer minha especialização na área de Coaching.

Essas são algumas das minhas experiências, da minha história. Tenho certeza que você também teve algumas oportunidades para começar do zero em algum aspecto da sua vida. Para te ajudar, seguem algumas dicas de como começar tudo de novo e reconstruir sua vida do zero.

1. Seja paciente

Reconstruir sua vida não é uma coisa fácil de fazer. Isso exige força interior, coragem, autoamor, superação, fé e confiança. E como a maioria dessas coisas leva tempo para serem desenvolvidas, você precisa aprender a ser paciente e gentil com você mesmo. E claro, deve aprender a se tratar com amor, compaixão e compreensão.

2. Você não é um produto acabado

Reconheça o fato de você não é um produto acabado e que a vida é um processo contínuo de mudança. Você passa a vida tentando encontrar-se, buscando a si mesmo. Através de cada pequena coisa que você faz, através de cada palavra que você diz e através de todas as ações que você toma. Você está destinado a descobrir mais e mais sobre si mesmo. Sobre a sua jornada interior, sua trajetória de vida e sobre o propósito e significado da sua própria vida.

3. Abrace a mudança

Não podemos ter medo de mudar. Você até pode se sentir muito seguro na lagoa em que você está, mas se você nunca se aventurar fora dela, você nunca irá saber se existe algo como um oceano ou um mar te esperando. Agarrar-se a algo que é bom para você agora, pode ser a razão pela qual você não possui algo melhor.

4. Envolva-se com o universo

Você não precisa ser religioso para se envolver com o universo. Acredite que tudo conspira o seu favor. Se você acredita que existe uma força superior que te envolve, peça a ela proteção, que te guie.

5. Não se preocupe com nada; em vez disso, seja grato por tudo

Encha seu coração com amor, gratidão e apreço e expresse constantemente sua gratidão por todas as coisas que a vida deu para você até agora, e por todas as coisas que vai continuar a te dar.

6. Inicie no final

Pergunte a si mesma: "Que tipo de vida eu quero criar para mim?" E então, com o poder da sua imaginação, viaje no tempo e idealize como você gostaria que o resultado final fosse como você gostaria de se sentir. Comece no final e construa sua vida com essa bela imagem em mente. Se possível, escreva essa imagem e guarde-a.

7. Confie na vida

Coloque suas dúvidas de lado e tenha confiança na sabedoria de vida. Coloque o seu destino nas mãos de vida, e a deixe guiá-la. Para levá-la não onde você acha que deveria ir, mas onde você está destinado a ir.

8. Percorra o caminho da alma, não do seu ego

Faça uma promessa a si mesmo para passar a sua curta vida seguindo o caminho da sua alma, não do seu ego. Que sua vida seja guiada para criar e oferecer valor, e não sobre a aquisição de um monte coisa. Para derramar o seu amor em tudo o que você faz e para servir o mundo com sua presença, suas palavras e seu trabalho. Para permitir que dinheiro e sucesso venham a você como resultado de ser fiel a si mesmo e seu caminho de vida, e não para passar a vida correndo atrás do dinheiro e sucesso, esquecendo completamente sobre o trabalho que sua alma veio aqui para fazer.

P.S.: Não há nada errado em ter dinheiro e sucesso. Mas se você passar a vida correndo atrás dessas coisas, você não estará alimentando sua alma, e sim o seu ego.

9. Procure um profissional de coaching

A proposta de um processo de coaching é instigar novas formas de pensar e, consequentemente, de agir. O Coaching, vai te ajudar a planejar, estruturar e colocar em prática para ir em direção ao que você quer para sua vida. Como uma bússola ou um GPS que te orienta nesse novo recomeço.

9. Faça as pazes com a ideia de que a vida é uma jornada, não um destino

Adquira o hábito de apreciar e desfrutar cada momento da sua vida. Seja grato por cada dia que você tem. Abrace cada momento, porque cada momento é a sua vida, e cada dia é um presente inestimável. Discipline sua mente para estar presente com o que é. Para abraçar a vida que você está vivendo, e pare de esperar a vida "real" começar.

10. Jogue fora todos os seus medos e limitações

Jogue fora todos os medos, todas as desculpas, todas as limitações, e mergulhe corajosamente para o centro da sua vida. Viva cada dia como se fosse o último e cada momento como se fosse único. Faça o melhor de cada momento, de cada experiência e de cada interação que a vida envia no seu caminho. Agarre as oportunidades, cometa erros. Não tenha medo do fracasso. Viva uma vida sem arrependimentos.

Agora reflita, se você soubesse que você ia deixar este planeta em um ano a partir de hoje, o que gostaria de fazer? Como você gostaria de ser lembrado? Eu gostaria de saber o que você pensa sobre isso. Você pode compartilhar suas ideias, se unindo a conversa nos comentários abaixo.

Se você gostou, se inspirou, se esse texto cutucou a sua alma ou mexeu com algo lá dentro, por favor, espalhe para o mundo! Vamos dividir o amor.

Texto publicado originalmente no blog Ambiente Vistoriado