OPINIÃO
05/11/2014 15:23 -02 | Atualizado 26/01/2017 21:43 -02

Mostra de Cinema de Gostoso vai exibir o melhor do cinema brasileiro

DIvulgação

Entre os dias 13 e 18 de novembro, São Miguel do Gostoso vai respirar cinema em todos os cantos da cidade.

Neste período, será realizada na cidade a 2ª Mostra de Cinema de Gostoso. O melhor do cinema nacional - longas e curtas metragens, além de documentários - estará presente. Um dos principais destaques do festival é o filme "Hoje Eu Quero Voltar Sozinho", indicado pelo Brasil para concorrer ao Oscar de 2015.

São pouquíssimas as cidades no Brasil que têm o privilégio de assistir o que há de melhor na produção cinematográfica brasileira. A Mostra de Cinema de Gostoso atrai público de outras cidades e incentiva o turismo local. Este ano pelo menos 20 jornalistas de várias partes do país acompanharão o evento.

Além do "Hoje Eu Quero Voltar Sozinho", há muitas outras atrações na Mostra de Cinema de Gostoso. É o caso do filme "Branco Sai, Preto Fica", que ganhou 11 prêmios do Festival de Brasília, um dos mais concorridos do Brasil. "A Revolução do Ano", que trata da Primavera Árabe, ganhou prêmios no Festival do Rio.

Mas tem muito mais que isso. "Praia do Futuro", filmado no Ceará e ganhador de prêmio no festival de San Sebastian, na Espanha, é outra atração. O filme retrata uma relação gay vivida pelo ator Wagner Moura, que fez "Tropa de Elite". Mas talvez o filme mais polêmico a ser exibido é o belíssimo "Tatuagem".

"Tatuagem", de Hilton Lacerda, ganhou prêmios em vários festivais brasileiros, entre eles o de Gramado (RS). "Tatuagem" e "Praia do Futuro", por serem de maior faixa etária, passarão no Centro Cultural, espaço que a Prefeitura de São Miguel do Gostoso e um empresário local entregarão à cidade.

De qualquer lado que se olha para a programação da Mostra de Cinema de Gostoso, há ótimos filmes sendo exibidos. O documentário "Sem Pena", que ganhou prêmio no Festival de Brasília e é dirigido por Eugênio Puppo, que coordena a Mostra, será uma das atrações. O filme trata do sistema penitenciário do país. O documentário "Dominguinhos" também será exibido.

A Mostra será aberta, no dia 13, às 19h, por dois filmes produzidos por jovens de São Miguel do Gostoso: "Entre Lonas" e "Promessas". Estes jovens fazem parte do curso de audiovisual que é organizado pela Mostra de Cinema. No ano passado, eles já haviam produzido filme sobre a história da cidade.

A exemplo do que ocorreu no ano passado, este ano também terá um filme de terror, às 23h30 do dia 15, sábado. Trata-se do "A Noite dos Chupacabras", de Rodrigo Aragão. Também haverá este ano a mostra de filmes infantis, no Espaço Múltiplo Uso. O núcleo central da Mostra de Cinema será no Iasnin.

Durante toda a Mostra, haverá debates com diretores e produtores de cinema. Um destes seminários tratará sobre a produção cinematográfica no Rio Grande do Norte. Estes debates ocorrerão sempre pela manhã, no Centro Cultural da cidade.

Muita gente colabora com a Mostra de Cinema de Gostoso. Estão à frente a ONG Cedec (Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia e Cidadania) e a Eco Produções, de São Paulo, dirigida por Eugênio Puppo. O principal patrocinador é a Cosern, mas a mostra também conta com apoio da Voltália, Serveng e Ale.

Pousadas, restaurantes e comércio de São Miguel do Gostoso também são parceiros. Pousadas hospedam jornalistas e convidados da Mostra, enquanto restaurantes oferecem refeições. A previsão é que o evento deste ano atraia muita gente de outras cidades, lotando pousadas e movimentando a cidade.

A Prefeitura de São Miguel do Gostoso também colabora com a Mostra de Cinema. Este ano a prefeitura deve montar tenda na praia do Maceió, principal local da Mostra, para atender turistas. Serão distribuídos folders de divulgação do turismo local e exibidos filmes promocionais do turismo local.

A InterTV/Cabugi, retransmissora da Rede Globo no Rio Grande do Norte, também é parceira da Mostra e divulgará vinhetas sobre o evento, em sua programação. Na sexta-feira, dia 14, a Mostra será a principal atração do "Tô de Folga", do Jornal Hoje, que será transmitido para todo o país a partir das 13h20.

Acompanhe mais artigos do Brasil Post na nossa página no Facebook.


Para saber mais rápido ainda, clique aqui.

TAMBÉM NO BRASIL POST:

Exposição mostra intimidade de Frida Kahlo