OPINIÃO
19/08/2014 19:49 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:52 -02

Os 80 anos de Trópico de Câncer

Há 80 anos era lançado na França, pela editora Obelisk Press, Trópico de Câncer, romance do escritor americano Henry Miller.

Há 80 anos era lançado na França, pela editora Obelisk Press, Trópico de Câncer, romance do escritor americano Henry Miller.

Considerado obsceno, o livro foi imediatamente proibido de entrar nos Estados Unidos. Miller viveu dez anos na França, onde consolidou a reputação de escritor underground publicando também Trópico de Capricórnio e Black Spring.

Só muito tempo depois, em 1961, a Grove Press publicou a obra em território americano, desafiando as leis que regulavam a publicação de pornografia e conteúdos obscenos. Em 1964, portanto há 50 anos, uma intensa disputa judicial na Suprema Corte acabou por liberar a publicação do livro, reformulando o entendimento sobre liberdade de expressão e abrindo caminho para dúzias de pornógrafos menos talentosos no mercado editorial.

Para além das questões literárias, Trópico de Câncer é importante por ter se tornado um marco do discurso livre. Para comemorar, publiquei essa foto genial do Henry Miller jogando pingue-pongue, uma das coisas que ele mais gostava de fazer.

Os 80 anos de Trópico de

O escritor americano Henry Miller (1891-1980) gostava de mulheres, pintura, literatura e pingue-pongue. Não exatamente nessa ordem

via:

MAIS LITERATURA NO BRASIL POST