OPINIÃO
16/01/2015 10:54 -02 | Atualizado 26/01/2017 21:43 -02

Como fazer com que seus leitores fiquem mais tempo no seu blog?

O sonho de todo blogueiro é que os usuários fiquem o maior tempo possível em sua plataforma, lendo e interagindo com os posts, não é mesmo? Mas sabemos que isso nem sempre será possível por conta da velocidade que as coisas fluem na internet. Entretanto, existem algumas manhas de marketing digital que podem elevar os resultados da permanência dos leitores no blog.

Fuse via Getty Images

O sonho de todo blogueiro é que os usuários fiquem o maior tempo possível em sua plataforma, lendo e interagindo com os posts, não é mesmo?

Mas sabemos que isso nem sempre será possível por conta da velocidade que as coisas fluem na internet. Entretanto, existem algumas manhas de marketing digital que podem elevar os resultados da permanência dos leitores no blog. Separei algumas técnicas que vão garantir que sua produção de conteúdo tenha melhores resultados.

Faça perguntas no final dos posts

Essa dica se resume basicamente em conduzir os leitores a responderem perguntas nos comentários. É uma forma simples de envolver seguidores de blog. Você pode usar frases como: "Então, o que achou desse post?"

Se o leitor acompanhou o artigo até o fim e gostou, existe boa chance dele se engajar com a pergunta, permanecendo mais tempo no blog. Nem que sejam apenas mais alguns segundos para deixar o comentário. Esta estratégia, além de "segurar" o leitor por mais tempo, influencia o retorno dele à plataforma, já que a interação foi maior.

Ajude os leitores

Alguns usuários podem solicitar ajuda através dos comentários ou do e-mail. E para isso, basta você se mostrar disponível. Então, use frases como: "Se restou alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo que responderei o mais rápido possível" ou "Se quiser receber mais dicas de como resolver esse problema, envie-nos um email". O leitor que tiver problemas reais ou dúvidas sobre o assunto terá abertura para se expor.

A partir daí, cabe a você também, dar uma resposta personalizada para cada um. Fazendo isso, estará construindo sua reputação e ao mesmo tempo, incentivando a permanência e a fidelidade dos seguidores. Lembre-se: Seguidores fieis voltam e ficam no blog por um período de tempo maior.

Inclua atalhos

Isso aqui pode ajudar bastante na hora de incentivar o visitante a ficar mais um pouco. Por exemplo, se está tratando de um assunto que, de certa forma, tem ligação com algum outro que já foi publicado em seu blog, você pode colocar um atalho na leitura, como: "Leia mais aqui". Ou até mesmo uma citação do post em questão: "Tratamos disso no artigo 'Eleve o engajamento', colocando o link na frase para o leitor clicar. Fazendo isso, é como se dissesse para o leitor: "Para entender melhor esse post vá até o outro antes".

É parecido quando você inclui links de outras postagens no fim do artigo, como: posts relacionados, ou melhores do mês, ou leia mais sobre esta categoria. A intenção é instigar o leitor a conhecer mais do blog através de outras leituras. Outra forma muito comum de fazer isso é disponibilizar chamadas de posts antigos ou mais lidos em algum ponto estratégico.

Converse com os visitantes

Quando o blog é pessoal, ou seja, de um para um, é fácil dar um o de conversa usando "você" e "eu". Claro, desde que isso ainda seja feito com profissionalismo e informalidade dosada. Num geral, mesmo sendo um blog corporativo, o tom de conversa engaja bastante. Significa que aqueles posts chatos, excessivamente formais, podem convidar o leitor a se retirar da plataforma.

Ressaltamos que isso não é uma doutrina, podendo ser diferente dependendo do estilo do negócio, das abordagens e do público alvo. No entanto, quase sempre é legal trazer os usuários para um diálogo aberto, como se estivessem numa sala ou num escritório conversando sobre o assunto em pauta. Quando for algo mais técnico, a exposição em tom de conselho, como se o posts fosse baseado numa conversa entre colegas de trabalho trocando dicas é bem cativante. Isso deixa os interlocutores mais a vontade, e é óbvio que quando nos sentimos bem em algum local, a tendência é ficarmos mais tempo nele.

Colete dados

A coleta de dados é um elemento importante para a estratégia de marketing, e também serve para um maior engajamento. Pois leitores que se inscrevem são mais propensos a voltarem e ficarem por mais tempo. Então, arranje formas de influenciá-los a se inscreverem em sua lista.

Alguns blogs disponibilizam um Call to Action embaixo dos posts. É interessante fazer chamadas no rodapé do texto como: "Ainda não se inscreveu em nossa lista? Deixe seus dados abaixo e receba dicas exclusivas". As iscas digitais, como ebooks e outros materiais ricos, também servem. Portanto, crie materiais relevantes e divulgue-os nas publicações do blog.

Crie sequências de posts

Existem assuntos que são bastante extensos. Que tal criar sequências de textos sobre determinado tema? Isso vai instigar os leitores a voltarem no próximo post, e, se o assunto for mesmo interessante, ele não irá restringir em ficar alguns segundinhos no blog, mas permanecerá o tempo que achar necessário.

Um dos objetivos do marketing de conteúdo é educar leads para comprar no futuro. Se você se dispor a ensinar algo que agregue valor na vida dos usuários de seu blog, eles se tornarão fieis a plataforma. Então a dica aqui é dividir o assunto em diversos conteúdos, mantendo uma sequência lógica. Pode acontecer também de por acaso algum leitor perder a leitura dos artigos anteriores, não hesitando, porém, em clicar neles para ficar por dentro do assunto por completo.

Use imagens e vídeos

A última dica também é bem eficaz. A ideia é tornar o post mais chamativo e agradável utilizando imagens ao longo do texto. Imagens ajudam a dar leveza ao conteúdo escrito, mantendo a atenção do leitor. Escolha algumas que sejam atrativas e de qualidade.

Os vídeos também são interessantes para manter o leitor mais tempo no blog. Quando o vídeo é bem produzido, ou quando é compartilhado de maneira que faça ponte com o que foi escrito prende a atenção do visitante. Importante: se o vídeo não for de sua autoria, dê os devidos créditos e coloque o link de origem.

Conclusão

Se você seguir as sete dicas listadas acima, irá aumentar consideravelmente o tempo que seus leitores passam em seu site. Não espere resultados imediatamente, pois às vezes leva alguns meses para se construir confiança e lealdade com os leitores.

E aí, o que achou dessas dicas? Conhece alguma outra forma de prender atenção de leitores?

Siga a gente no Twitter

Acompanhe mais artigos do Brasil Post na nossa página no Facebook.

Para saber mais rápido ainda, clique aqui.