OPINIÃO
08/04/2016 16:55 -03 | Atualizado 27/01/2017 00:31 -02

5 atividades que te ajudarão a sempre ter ideias para novos blog posts

marekuliasz via Getty Images

O medo da folha em branco existe - e é real - entre os criativos. Seja na publicidade, nas estratégias de marketing, na redação de um jornal, para criar um novo vídeo, ou para criar um post para seu novo blog.

Muitas vezes, isso acontece devido ao cansaço, o stress diário ou até mesmo pela ansiedade em resolver algum problema. E quando a impaciência aparece, a criatividade desaparece.

Por isso, é bom manter a calma para poder ter um raciocínio lógico e coerente. Mas, caso esse não seja seu caso e você esteja querendo encontrar uma forma de deixar a criatividade aparecer, não se preocupe: nós temos algumas dicas valiosas que irão ajudar você a sempre ter ideias para um novo post para o seu blog. Confira!

1. Divirta-se, mas de forma inteligente

Quando você está se divertindo, geralmente não está pensando em seu trabalho ou qualquer outra coisa. É o momento de esquecer tudo isso, certo?

Errado.

Saiba que é justamente nesse momento que a criatividade aparece. Tudo isso acontece porque ela não sobrevive a estruturas. Você deve ser uma pessoa atenta e observadora. Essa é a chave da imaginação.

Quando estiver vendo um filme, por exemplo, fique atento ao desenvolver da trama, a como os personagens reagem, como a câmera se move, nos pequenos detalhes do filme, entre outros. Se você gosta de passear, não deixe de reparar nas coisas que acontecem ao seu redor, nas pessoas e seus comportamentos, nos animais e até no pôr ou nascer do Sol. Se gosta de sair para festas, analise tudo o que acontece a sua volta.

Você não precisa ser um chato, mas se perceber cada detalhe das situações, irá criar conexões em seu cérebro, que ficarão armazenadas e servirão com gatilho para muito ideia boa.

2. Pergunte, seja curioso

Embora as pessoas tenham medo de fazer perguntas, através dela muita coisa interessante pode aparecer. Quanto mais você pergunta, mais respostas terá.

Uma das alternativas é "perguntar" ao seu público o que eles querem. Leia seus comentários com atenção e analise suas redes sociais. Veja quais são os comentários mais relevantes e, se mesmo assim não entender muito bem, não pense duas vezes: pergunte!

Apesar de parecer muito simples, poucos fazem isso. Outra alternativa é "perguntar" para os sites e blogs. Ficar de olho no que está sendo produzido por seu possíveis concorrentes pode alimentar a sua criatividade.

Mas lembre-se: nunca copie. Se inspire, acrescente seu ponto de vista, ofereça um novo olhar.

Caso não dê o resultado esperado, pergunte a alguém que entende do assunto, um amigo da área, um colaborador, um companheiro de trabalho, ou até mesmo algum familiar. Se já começou a produzir, mostre para a pessoa em questão e peça a opinião dela.

Ouça com atenção e saiba ouvir uma crítica. Por mais negativa que ela possa parecer, procure sempre olhar pelo lado positivo e ouvir com atenção o que seu leitor está te dizendo.

3. Descanse, relaxe e faça exercícios

Descansar ajuda a organizar o pensamento.

Se puder dormir, pode ser ainda melhor. Quem sabe um pequeno cochilo. Muitas vezes os sonhos podem ser reveladores, além de ajudarem a manter a criatividade em alta. Permita-se durante o seu dia algum descanso. Não precisa ser um longo período de 3 horas, mas 20-30 minutos já podem fazer uma grande diferença e deixar você muito mais criativo.

Descansar também pode ser ver televisão, de uma forma muito diferente a do primeiro ponto. Repouse. Tome um bom banho sem pressa alguma. Pratique exercícios. A pratica do exercício libera a sua mente dos problemas cotidianos.

Relaxe, coloque uma boa música e saia de casa. Você verá que, ao fazer exercício físico, as ideias começam a aparecer na sua frente como a chuva que cai. Saia para correr ao ar livre, vá para academia, dê um mergulho no mar e nade bastante. Escolha um que mais o agrade. E faça.

É só começar que as ideias irão aparecer.

4. Tenha um caderno de ideias

De nada adianta seguir as nossas dicas à risca, se você não tem onde anotar sua ideia. Acredite: uma boa ideia não cai duas vezes no mesmo lugar e, muito menos, da mesma forma. Ter um caderno de ideias é tão fundamental quanto ter as ideias.

É preciso que esse pequeno caderno onde você guarda tudo o que pensa seja levado com você para todos os lugares possíveis e imagináveis. Até porque você nunca sabe quando terá uma ideia, não é mesmo?

Existem cadernos com linhas, para os que gostam de escrever; cadernos sem linha, para os que gostam de desenhar; e cadernos quadriculados. Escolha qual o melhor se encaixa a você e tenha-o sempre às mãos. Se você é uma pessoa mais tecnológica, pode usar o seu celular para tirar foto de alguma coisa que queira lembrar, ativar o gravador para gravar alguma melodia que tenha pensado ou até mesmo anotar suas ideias em algum aplicativo específico.

Não importa se o seu caderninho é real ou virtual. O que realmente vale aqui é anotar suas ideias para não se esquecer. Descubra a qual você se adapta mais fácil e use-o.

5. Fique de olho nas tendências

Outra forma de criar posts para os blogs é ficar de olho nas tendências do seu segmento. Para isso, a internet é uma ferramenta valiosa que irá facilitar o seu trabalho.

Através do Google Keyword Planner, você pode fazer uma rápida análise de palavras-chave e descobrir o que está sendo mais procurado de acordo com o tema que você pensa em escrever.

Outra dica, também muito útil, é procurar no Trending Topics do Twitter os assuntos mais relevantes do momento. Muitas vezes, você pode encontrar algum assunto que seja do interesse do seu negócio e, mesmo que não precise naquele momento, anote em algum lugar.

Também pode encontrar tendências, visitando os blogs que falam sobre o mesmo assunto que o seu. Para manter a criatividade em alta, é sempre bom visitar os blogs "concorrentes".

A criatividade é como um músculo, é preciso praticar todos os dias para não ficar sem ideias no momento de escrever um post para um blog. Exercite sua imaginação diariamente e o máximo que puder. Com o tempo, você se acostuma a florescer suas ideias e elas virão de forma natural. Para mais ideias, acesse o blog do marketing de conteúdo!

LEIA MAIS:

- 7 atividades diárias básicas para ter um blog de sucesso

- Conheça o mercado de Marketing de Conteúdo no Brasil em 2015

Também no HuffPost Brasil:

Photo gallery
8 ideias bobas que viraram negócios milionários
See Gallery