OPINIÃO
13/04/2016 19:23 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:35 -02

5 dicas pra se vestir bem no trabalho (e se sentir à vontade)

Vestir-se adequadamente no ambiente profissional é muito mais que apresentar-se bem, é também uma forma de respeito com sua empresa e com seu cliente.

shutterstock

Depois de alguns anos atendendo profissionais de diversas áreas e com diferentes posições dentro das empresas, posso afirmar que uma das dificuldades mais frequentes é na hora de se vestir para o trabalho.

A menos que seja um trabalho extremamente formal, aonde o dress code é super rigoroso e restrito, ou extremamente informal, aonde não há absolutamente nenhuma restrição, há uma certa dificuldade em saber aonde fica o limite do vestir-se.

Vejo que muitas mulheres se queixam da dificuldade em produzir looks profissionais sem parecer careta e percebo também, na prática, o caminho oposto, aonde muitas não se dão conta que estão passando uma mensagem não muito profissional com suas escolhas.

Não gosto muito de falar sobre "regras" nos looks, pois acredito que cada empresa e cada cargo pede escolhas diferentes e ainda dentro de cada empresa e de cada cargo, coloca-se o estilo e o tipo físico de cada um em questão, fazendo com que cada escolha seja realmente muito particular.

No entanto, algumas coisas são meio "gerais" e podemos manter sempre em mente ao abrir o armário para se arrumar pro trabalho:

1. Tenha sempre ao menos um item de alfaiataria ou de tecido nobre em seu look. Por exemplo: Se sua empresa e seu cargo permitem que você trabalhe com uma calça jeans ou de sarja, opte por algo mais "formal" na parte de cima - alfaiataria ou tecido nobre - como um blazer, uma camisa de seda, uma blusa mais refinada.

2. Não importa se seu trabalho não é tão formal, decotes JAMAIS! Se você usa decotes em ambiente profissional, as pessoas vão prestar muito mais atenção a isso do que ao que você tem a dizer. Fica mais difícil te levarem a sério assim.

3. Saias muito curtas também se enquadram no JAMAIS! É o mesmo princípio do decote.

4.Quanto mais formal seu trabalho, mais fechado seu sapato deve ser. Sandálias abertas comunicam uma mensagem bem mais informal do que um scarpin, por exemplo.

5.Se o seu cargo exige um certo nível de seriedade, maneire nas estampas e cores. Muito de tudo pode confundir seu interlocutor, que vai acabar prestando menos atenção no que você está dizendo.

Vestir-se adequadamente no ambiente profissional é muito mais que apresentar-se bem, é também uma forma de respeito com sua empresa e com seu cliente.

LEIA MAIS:

- Vestir-se de gentileza

- Home-office e o seu look

Também no HuffPost Brasil:

Galeria de Fotos Roupas para pedalar Veja Fotos