OPINIÃO
12/10/2014 12:16 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:04 -02

Dia das Crianças: ensine o valor do dinheiro aos pequenos

shutterstock

Falar sobre dinheiro em família ainda é um tabu. Quando o assunto pinta em casa, geralmente é porque problemas aconteceram. Já reparou nisso? Reuniões familiares para conversar sobre grana costumam ser feitas com o objetivo de promover mudanças no lar ou com o intuito de contar dificuldades envolvendo dinheiro.

Segundo uma pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), sete em cada dez entrevistados (quase 70%) conversam em casa sobre assuntos relacionados a dinheiro. De acordo com o levantamento, esse percentual só não é maior porque 12% dos pais avaliam que os filhos ainda são muito jovens (menos de cinco anos) para participar da conversa. Uma parcela de 19% dos entrevistados admite que não mantém esse tipo de papo com as crianças. 

Mas de onde vem tamanha dificuldade em tratar de assuntos financeiros? Aspectos culturais e de comportamento, dizem os educadores em finanças pessoais.A sociedade evoluiu assim ao longo do tempo. Hoje em dia, isso começa a mudar, mas faz parte da cultura brasileira esse hábito de lidar com dinheiro como algo íntimo ou até "sujo" em determinados casos.

Para quebrar esse tabu em casa, o diálogo sincero e transparente é o ponto de partida. Vale a pena mostrar às crianças, por exemplo, como funciona um banco, ou ainda que aquelas notinhas ou moedas na carteira podem ser usadas como meio de pagamento e troca por produtos. Leve os filhos ao supermercado para ensiná-los que cada nota ou moeda possui um valor diferente.

No ambiente familiar, tente dar o exemplo. Só o diálogo não resolve. Afinal, de que adianta você explicar como economizar no supermercado e deixar as crianças saberem das suas dívidas mais cabeludas não pagas? Assuntos delicados podem ser compartilhados, mas aos poucos e com apresentação de soluções práticas. As crianças são concretas e querem ver ou sentir o que você está contando.

Agora é com você! E Feliz Dia das Crianças! Se quiser ler outros textos sobre educação financeira para crianças, sugiro a leitura desse especial aqui: http://wp.me/p4kdgQ-9h

Acompanhe mais artigos do Brasil Post na nossa página no Facebook.


Para saber mais rápido ainda, clique aqui.


VEJA TAMBÉM NO BRASIL POST:

Crianças que pensam estar escondidas