Opinião

Casais LAT: você e o seu companheiro poderiam viver separados juntos?

Significa "Living Apart Together", ou "vivendo separados juntos". É o desejo de muitos casais hoje.
Esta postagem foi publicada na plataforma, agora fechada, do Colaborador do HuffPost. Os colaboradores controlam seu próprio trabalho, que são postados livremente em nosso site. Se você precisa denunciar este artigo como abusivo, envie-nos um e-mail.

Em um momento em que muitos casais estão ansiosos para viverem juntos antes do casamento, outros estão optando por viver separados depois do casamento.

Jean Paul Sartre e Simone de Beauvoir já puseram em prática no século passado! Chamado de "vivendo separados juntos", ou "LAT" - Living Apart Together, esses casais optam por esse tipo de vida não-tradicional e afirmam que o relacionamento melhora, pois eles podem estar comprometidos, serem exclusivos e ao mesmo tempo manter a independência.

Atualmente, essa modalidade de relacionamento traduz o desejo de muitos casais. Escolher viver separado não significa que não haja amor, simplesmente sinaliza a necessidade de um espaço privado que beneficie a ambos. Casais LAT não querem perder sua liberdade, mas não estão dispostos a abrir mão dos benefícios de uma relação. Viver com um parceiro muitas vezes pode ser uma experiência incrível, mas estudos sugerem que viver separados também pode trazer alguns benefícios.

Uma das causas do divórcio é a convivência diária, dividir as tarefas da casa e, muitas vezes, dormir na mesma cama pode se tornar um problema. Apesar do ditado que diz que quem ama aceita a pessoa com seus defeitos e virtudes, a realidade, por mais amor que se tenha, às vezes é difícil de ser tolerada.

Por exemplo com os roncos! Se você tem uma britadeira ao seu lado, teve um dia difícil e tudo o que mais quer é dormir, por mais que seu amado tenha a cara mais linda do mundo, acredite, você irá odiá-lo! E se isso vira uma constante, será sinônimo de problema!

Um relacionamento LAT não é melhor ou pior, desde que ambos queiram a mesma coisa e tenham as mesmas expectativas para o relacionamento.

As vantagens do LAT:

  • falta de desgaste diário
  • o tempo juntos é planejado conscientemente
  • há mais tempo para a individualidade
  • bom funcionamento da vida sexual
  • ambos preservam a autonomia

Desvantagens:

  • pode haver desconexão se os contatos não são muito seguidos
  • perder momentos importantes da vida do outro
  • custos adicionais para duas casas separadas
  • menos união
  • serem assombrados pelo fantasma da infedelidade

Não precisa ser 8 ou 80, preto ou branco, sempre dá para encontrar um ponto intermediário. O cinza também pode ser muito agradável.

Você gostaria de ser um casal LAT?

Acompanhe mais artigos do Brasil Post na nossa página no Facebook.

Para ver as atualizações mais rápido ainda, clique aqui.

MAIS RELACIONAMENTOS NO BRASIL POST:

As melhores fotos de pedidos de casamento