OPINIÃO
29/12/2015 17:39 -02 | Atualizado 26/01/2017 22:40 -02

Pelas janelas do mundo: Uma entrevista com o fotógrafo André Vicente Gonçalves

Há quem diga que as janelas são os olhos da casa, certo? Não para o português André Vicente Gonçalves, cujo trabalho conheci recentemente. Para ele, as janelas são os olhos do mundo - representando a arquitetura e o estilo de um país, além de identificar épocas.

Há quem diga que as janelas são os olhos da casa, certo? Não para o português André Vicente Gonçalves, cujo trabalho conheci recentemente. Para ele, as janelas são os olhos do mundo - representando a arquitetura e o estilo de um país, além de identificar épocas.

E foi graças a esse pensamento que o fotógrafo resolveu criar uma série fotográfica intitulada "Windows of the World", que mostra as peculiaridades desse detalhe arquitetônico em diversas partes do mundo. Ao total, já são cerca de 3,5 mil fotografias, em cidades como Évora, Lisboa, Burano, Veneza, entre outras. "É incrível como uma janela, com apenas um vidro entre nós e o mundo exterior, pode nos transmitir uma sensação tão grande de segurança", conta. Conversei com o artista por e-mail e o resultado dessa entrevista está a seguir:

André, quando o seu fascínio por janelas começou?

Eu sempre fui muito curioso e com um olhar bem treinado. O projeto surgiu há cerca de cinco anos, sem compromissos. Mas, hoje em dia, tem sido muito intenso e com resultados satisfatórios.

Como surgiu a ideia de criar o projeto "Windows of the World"?

Dou muita importância ao detalhe e sempre tive muita curiosidade acerca da construção das janelas, a atenção e dedicação necessárias e a maneira como se conseguem identificar épocas entre elas. Por outro lado, adoro colecionar objetos e, com o amadurecer do projeto, fui construindo uma coleção de janelas que deu origem ao "Windows of the World".

O que uma janela precisa ter para lhe chamar a atenção e decidir fotografá-la?

A seleção das janelas vai de acordo com muitos fatores, como os padrões e as cores. Tento ir ao encontro da arquitetura e identidade de cada cidade ou região. Dessa forma, nem sempre escolho as janelas mais bonitas, mas, sim, aquelas que fazem sentido enquanto conjunto.

Existe algum país que ainda não visitou, mas que tem vontade de incluir no seu portfólio fotográfico? Até hoje, quais foram os países fotografados?

Até hoje já fotografei cerca de 20 países, mas para este projeto em específico, apenas alguns, como Portugal, Itália, Espanha, Áustria. O meu objetivo é ter todos os países do mundo fotografados e, neste momento, o que mais gostaria de adicionar seria a Rússia.

Como está sendo o retorno deste projeto? Imaginava que ficaria tão conhecido ao redor do mundo?

O retorno tem sido incrível. Não estava à espera de tanta visibilidade e estou a receber diversos e-mails por dia para dar entrevistas, o que tem sido muito positivo. Além disso, tenho também um patrocinador, a agência de viagens Pesquisa Viagens, que me patrocinou a coleção "Windows of the World - Barcelona" no ano passado.

Já tem algum plano de lançar um livro? Quais são seus projetos futuros?

Os planos futuros serão, sim, de lançar um livro e fazer diversas exposições, mas ainda sem datas definidas. Neste momento, estou fotografando as maiores cidades de Portugal, além da Inglaterra e Romênia.

* Todas as fotografias deste blog são de André Vicente Gonçalves

Também no HuffPost Brasil:

Galeria de Fotos 10 arquiteturas do Brasil Veja Fotos

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: