OPINIÃO
11/02/2014 17:32 -02 | Atualizado 26/01/2017 20:51 -02

Verão 2014: dicas para acertar na maquiagem

.

Os dias quentes e iluminados pedem alguns cuidados para não fazer feio no make! O ponto de partida é nada de exageros. A maquiagem deve ser natural, resistente ao calor e que mantenha a pele hidratada.

Então vamos às dicas :)

Pele

O BB cream é muito prático por que une as funções do primer com as da base, já que possui pigmentos que uniformizam o tom da pele, além de ser multifuncional agregando os cuidados fundamentais de proteção solar e hidratação.

Se você escolher a base, só as líquidas e leves, e use o primer antes -- assim a pele fica preparada para os produtos a serem utilizados.

A pele oleosa é a que mais sofre com as altas temperaturas

O suor e a radiação solar aumentam a produção de sebo pelas glândulas sebáceas e sudoríparas, causando aquele aspecto brilhante indesejado. Por isso é necessário começar higienizando a pele com produtos em forma de gel e oil-free, para ficar mais "seca" (antes do primer).

A base tem que ser também oil-free e pode ser espalhada apenas na zona T (testa, nariz e queixo). O pó pode ser dispensado.

Tons

A melhor alternativa são os tons quentes, como marrons, dourados, beges... O cinza ou tons prateados criam um contraste com o bronzeado da pele, daí não fica bom.

Se você tem a pele clara, escolha a base e o pó em tons de bege; os rosados deixam um aspecto artificial. As morenas e negras, escolham produtos com um tom mais escuro que o habitual, para não ficar com o rosto de uma cor e o corpo de outra. Para as orientais, os tons de bege são ideais e evitem os tons dourados que acentuam o amarelado da pele, para não arriscar escolham os bronzes.

Pó bronzeador

Dá um destaque incrível quando aplicado de maneira pontual. Escolha uma versão que seja um ou dois tons acima da nuance da sua pele e aplique nas maçãs, na área próxima à raiz dos cabelos, queixo e não esqueça de dar uma pincelada rápida nas orelhas e no pescoço.

Sombra cremosa, a queridinha da estação

É a melhor pedida para um visual leve e natural. A aplicação é fácil, mas para fugir de excessos e do efeito craquelado, alguns truques são essenciais: aplique um primer nas pálpebras para garantir uma ótima fixação e espalhe a sombra com a ponta dos dedos, para um efeito uniforme.

Na praia

Sombra, blush, batons intensos... não combinam. Máscara para cílios à prova d'água e um balm hidratante bastam para garantir a beleza natural. Para deixar a pele uniforme, você pode escolher um filtro solar com cor específico para o rosto.

Para arrematar o look, você pode escolher uma maxicamisa de estampa tropical (ao invés das saídas básicas), chapéus de aba larga, óculos de sol grandes.

Espero que você atraia muitos olhares ;)