OPINIÃO
03/03/2015 18:03 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:12 -02

Próximo Fórum Mundial da bicicleta será em Santiago, no Chile

2015-03-03-foto92.JPG

Foto: Fábio Nazareth

A Assembleia Geral que pautou o final da quarta edição do Fórum Mundial da Bicicleta, em Medellín (Colombia), foi marcada por intensos debates e questionamentos e pela eleição da próxima sede do evento, em 2016.

Com mais de 180 votos a cidade de Santiago, no Chile, foi eleita a próxima cidade-sede do evento, que já se consolida como o maior evento mundial de bicicleta organizado pela sociedade civil. A cidade de São Paulo, que também postulava sediar o próximo Fórum, ficou em terceiro lugar, logo após a Cidade do México. A baixa presença de brasileiros na Assembleia - muitos já haviam retornado às suas cidades de origem - e a massiva presença de ciclistas de países de língua espanhola contribuíram para o resultado.

Numa sessão que durou mais de 4h, a Assembleia Geral do 4º Fórum Mundial da Bicicleta surpreendeu pelo esvaziamento na participação dos ciclistas, com pautas complicadas e pouco consensuais e tentativas de institucionalizar a organização e a estrutura do evento.

Apesar deste nítido movimento pela institucionalização, por parte do comitê organizador do Fórum de Medellín, os ciclistas presentes conseguiram conter algumas destas pautas e o fórum se manteve autogerido, transversal, social e apostando na fiscalização cidadã.

Que venha o 5º Fórum Mundial da Bicicleta, em Santiago.

Chi chi chi le le le, viva Chile!

---

P.S. A viagem de Daniel Guth ao 4º Fórum Mundial da Bicicleta contou com apoio do Movimento Conviva e da Bradesco Seguros.