OPINIÃO
05/03/2015 14:19 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:12 -02

Querida TV a cabo: eu te amo, mas pare de me dar spoilers!

Em meio a ofertas da Polishop, o susto: uma chamada extensa - mais de dois ou três minutos -, em que o narrador e até personagens das séries/programas se concentram em contar - na íntegra - um episódio inédito para o espectador. E o que você acha de sintetizar temporadas INTEIRAS em uma colagem de várias cenas e diálogos reveladores? Meia hora na Fox ou FX e é isso que você encontra.

Poucas coisas são tão reconfortantes quanto chegar em casa, abrir uma lata de cerveja, aquele pacote de salgadinho "vedado" com prendedor de roupas e derreter na frente da televisão. Nada de assumir o controle, navegar entre os ícones da Netflix, Popcorn Time, Youtube ou séries baixadas na íntegra via Torrent.

Quem dita as regras é a TV. Televisão a cabo, claro. Difícil ver Big Brother Brasil sem iarnuou e panelaço da Tina. Novela? Me chamem quando o Vale a Pena Ver de Novo passar A Favorita, Celebridade ou Avenida Brasil. Como bom filho da década de 1990, nada melhor do que passear entre os mais de 150 canais da TV por assinatura -- prometeram 600 canais? Acorda! Nem com sinal aberto do HBO.

Liguei a televisão? É ela quem manda:

Três horas com episódios repetidos d'Os Simpsons na Fox? Como recusar?!

Uma maratona de Trato Feito no History Channel? Deixa só eu pedir pizza!

Especial de 72 horas do Bob Esponja na Nickelodeon? "Alô!? Hospital? Quero soro!"

E a temporada inédita de Cake Boss no Discovery Home & Health? Valendo!

Está confortável? Seu cérebro começou a se espalhar como uma amoeba verde? Barba, cabelos e roupas sujas de Doritos? Respire fundo: as cenas de terror começam agora -- e não importa se você está assistindo Peppa Pig.

Em meio a ofertas da Polishop, o susto: uma chamada extensa - mais de dois ou três minutos -, em que o narrador e até personagens das séries/programas se concentram em contar -- na íntegra -- um episódio inédito para o espectador. E o que você acha de sintetizar temporadas INTEIRAS em uma colagem de várias cenas e diálogos reveladores? Meia hora na Fox ou FX e é isso que você encontra - coitados dos fãs de The Walking Dead.

Quer saber quem é o novo vencedor do (Junior) Master Chef? Espere até o próximo comercial do TLC ou Discovery Home & Health que você tem a resposta. Detalhe: a temporada acabou de começar. Passou a ver The Big Bang Theory em DVD ou baixou pelo µTorrent? Passe longe da Warner Channel. Filmes, seriados, desenhos e até entrevistas no Canal Brasil: na TV a Cabo, tudo é resumido em como "spoiler comercial".

E não são apenas os espectadores fiéis, aqueles que AINDA assistem séries ou filmes "inéditos" pela TV a cabo que são vítimas desse tiroteio descontrolado de spoilers. Mesmo quem acompanha programas e filmes em outros meios - streaming, download, etc... - corre sérios riscos ao zapear pela televisão por assinatura.

AVISO: spoilers da 1ª e 2ª temporada de Homeland.

Imagine que você nunca tenha assistido a Homeland ou começou a ver a primeira temporada da série por indicação de um amigo. Um filme fez você cair na programação do FX? Erro grave. Para divulgar a segunda temporada da série, o canal montou uma chamada -- absurda -- com o vídeo do sargento Brody confessando suas atividades terroristas. Em resumo: todo o questionamento e surpresa da 1ª temporada do seriado foi destruída em poucos minutos. Dexter, American Horror Story e demais séries passaram pelo mesmo problema entre uma temporada e outra.

AVISO: spoilers da 2ª temporada de Batalha dos Confeiteiros e 4ª/5ª temporada de Cake Boss.

Decidiu acompanhar Batalha dos Confeiteiros pelo Discovery Home & Health ou TLC? Cuidado ao assistir Cake Boss. Com os dois programas passando simultaneamente, porém, gravados em períodos diferentes de tempo, foi possível descobrir que Marissa Lopez venceria a segunda temporada de Batalha dos Confeiteiros apenas acompanhando o Reality Show sobre o cotidiano de Buddy Valastro e a confeitaria Carlo's Bakery.

Entendo que em um oceano de "600 canais" prender a atenção do espectador com rapidez é essencial, mas será que é tão difícil preservar um pouco de surpresa? Que tal menos chamadas com personagens mortos, fragmentos inteiros da temporada anterior ou frases que acabam com todo o mistério (e graça) de um seriado? Deixe o espectador descobrir quem venceu o reality show de culinária, como acaba a reforma daquele apartamento, se o casal vai ficar junto ou se existiram alienígenas no passado.

VEJA TAMBÉM:

Galeria de Fotos 15 séries de TV baseadas em quadrinhos Veja Fotos