OPINIÃO
25/09/2018 15:20 -03 | Atualizado 25/09/2018 15:20 -03

Há candidatos à Presidência impedidos pela Lei Ficha Limpa?

Candidatos que ainda respondem ou já responderam à processos – e foram inocentados – não são impedidos pela Lei Ficha Limpa de concorrer às eleições.

Getty Images/iStockphoto
ChecaZap/Énois

Mesmo após checagens e divulgação das cirurgias de Bolsonaro, grupos de Whatsapp ainda discutem a veracidade do ataque ao candidato.

1. Ataque a Bolsonaro: se é verdade, cadê o sangue?

O ataque ao candidato à Presidência, Jair Bolsonaro (PSL), foi um dos assuntos mais comentados e questionados das últimas semanas.

No Twitter, o ocorrido foi chamado de "fake facada". Um mapa de interações mostrou que 43,4% dos perfis que retuitaram algum conteúdo, entre 16h e 18h30, questionaram a sua veracidade no dia do atentado, 6 de setembro. Muitos deles questionaram a ausência de sangue no local onde recebeu a faca.

Então... fique atento! *Não ter sangue é normal*!

Ao Portal R7, o gastrocirurgião Marcos Belotto, do Hospital Sírio-Libanês, explicou que a ausência de sangue ocorre, geralmente, porque o sangramento está dentro da barriga e não fora.

Bolsonaro foi atacado em Juiz de Fora (MG) no início de setembro. Foi internado na Santa Casa de Misericórdia da região, fez exames e uma cirurgia. Pouco tempo depois, foi encaminhado ao Hospital Albert Einstein, em São Paulo. A expectativa é que ele deixe o hospital o fim deste mês.

2. Homem que atacou Bolsonaro é do PT?

Fique atento: é mentira!

Adélio Bispo de Oliveira *NUNCA* foi filiado ao PT, nem ao PDT. Seu nome não está na relação de filiados aos partidos políticos no site do TSE.

(Cheque aqui)

Adélio foi filiado ao PSOL em 2007 e pediu o cancelamento de seu registro em 2014.

*Saiba mais*: O que é ser filiado político?

Filiação partidária é adotar um programa e integrar um partido político, com um vínculo oficial, podendo fazer parte das votações para as pré-candidaturas, por exemplo. Com 6 meses de filiação, também é possível concorrer a algum cargo político.

E militante?

Militante é aquele que *apoia* a ideologia e as ideias de um partido ou movimento participando ativamente de suas ações.

Duvidou? Cheque você mesmo:

Quem são as pessoas filiadas aos partidos?

Também está no TSE.

3. Ficha suja: há candidatos à Presidência impedidos pela Lei Ficha Limpa?

FIQUE ESPERTO: *não é verdade*

Candidatos que ainda RESPONDEM ou já responderam à processos – e foram inocentados – NÃO são impedidos pela Lei Ficha Limpa de concorrer às eleições.

Então, afinal, o que é a Ficha Limpa?

A Lei da Ficha Limpa determina a inelegibilidade, por 8 anos, de políticos condenados em processos criminais em segunda instância, cassados ou que tenham renunciado para evitar a cassação, entre outros critérios.

Todas as candidaturas são registradas e julgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, apenas se aprovadas, os candidatos podem iniciar suas campanhas.

Mas e os processos?

Candidatos como Fernando Haddad, Geraldo Alckmin e Jair Bolsonaro respondem ou já responderam à processos. No entanto, uma vez que não foram condenados, não se enquadram na Lei Ficha Limpa.

Para saber se seu candidato é mencionado em alguma investigação judicial, consulte o site www.portal.stf.jus.br

>> Estas mensagens foram checadas pelo Checazap! Recebeu alguma mensagem ou notícia e duvida da veracidade dela? Envie para nós: (11) 98952-0934

Saiba mais aqui sobre o Checazap.