OPINIÃO
27/02/2014 12:55 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:12 -02

'Thrive' e o filantropo de 26 dólares

Em uma decisão histórica no mundo editorial, o livro Thrive, de Arianna Huffington, oferece devolver o dinheiro da compra do livro a todos os leitores -- para que eles se tornem microfilantropos.

Há 14 anos, comecei a ensinar história em uma escola pública do Bronx, em Nova York. Meus alunos e colegas eram incríveis, mas eu via que a minha escola não tinha os mesmos recursos daquelas em que eu tinha estudado.

Meus colegas e eu gastamos muito do nosso próprio dinheiro em papel de rascunho e lápis, mas muitas vezes não tínhamos recursos suficientes para que os alunos se entusiasmassem pelo aprendizado. Conversávamos na sala dos professores sobre os livros que os estudantes deveriam ler, as excursões que queríamos fazer, o microscópio que traria a ciência à vida.

Crowdfunding, o financiamento de projetos via internet, ainda não era uma palavra, mas imaginei que havia gente que adoraria ajudar -- se eles pudessem ver aonde ia o dinheiro. Então, com papel e lápis, desenhei um site em que os professores pudessem postar pedidos para projetos de sala de aula e os doadores pudessem escolher qual deles apoiar.

Hoje, 14 anos depois, mais de 1 milhão de pessoas apoiaram projetos que ajudaram 10 milhões de estudantes em comunidades de baixa renda. É uma demonstração de que microfilantropistas podem ter macroimpacto.

Arianna Huffington é uma das grandes defensoras da ideia de qualquer um pode fazer diferença. Em seu novo livro, Thrive ("Prospere", numa tradução livre), ela compartilha os segredos para criar uma vida de bem-estar, sabedoria, milagres e caridade. Um desses segredos é a alegria e a satisfação que vêm de atos de altruísmo, não importa qual seja a quantia envolvida. E Arianna está dando um passo incrível para prová-lo.

Em uma decisão histórica no mundo editorial, Thrive oferece devolver o dinheiro da compra do livro a todos os leitores -- para que eles se tornem microfilantropos. Se você comprar o livro antes de 25 de março e seguir as instruções encontradas em http://www.donorschoose.org/thrive, vai receber um vale de US$ 26 para usar no projeto de sua escolha do DonorsChoose.org. Mesmo que você pague menos que os US$ 26 do preço de tabela, vai receber um crédito no valor total do livro para ajudar a tornar realidade o sonho de um professor.

Imagine algo como "satisfação garantida E seu dinheiro de volta". Acho muito legal que Arianna esteja doando os lucros do seu livro para que os leitores possam experimentar a alegria de doar.

Thrive está prestes a dar aos estudantes dos Estados Unidos uma lição de Outra Medida. Espero que você participe.