OPINIÃO
09/10/2014 14:26 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:04 -02

Cirurgia robótica para câncer de próstata

The tiny hands of a surgical robot are used for precision stitching during a demostration at Maine Medical Center, July 1, 2004, in Portland, Maine. The robot is used for heart, prostrate, and other surgical procedures. (AP Photo/Robert F. Bukaty)
ASSOCIATED PRESS
The tiny hands of a surgical robot are used for precision stitching during a demostration at Maine Medical Center, July 1, 2004, in Portland, Maine. The robot is used for heart, prostrate, and other surgical procedures. (AP Photo/Robert F. Bukaty)

Nas salas de cirurgia atuais, é possível encontrar dois ou três cirurgiões, um anestesista e muitos auxiliares, até mesmo na mais simples das cirurgias. A maioria das cirurgias requer aproximadamente meia dúzia de pessoas na sala. No futuro, talvez a cirurgia requeira somente um cirurgião, um anestesista e um ou dois auxiliares. Nessa sala de cirurgia, o médico sentará em um console de computador, dentro ou fora da sala de cirurgia, usando o robô cirúrgico para efetuar aquilo que até então exigia uma equipe bem maior.

Manter menos pessoas na sala de cirurgia e permitir que os médicos tenham a capacidade de operar um paciente a longa distância pode diminuir o custo das cirurgias.

Além da redução de custo, a cirurgia robótica possui diversas outras vantagens sobre a cirurgia convencional, incluindo o aumento da precisão e redução do trauma para o paciente. Por exemplo, a cirurgia de ponte de safena, atualmente, exige que o peito do paciente seja "serrado" e aberto por meio de uma incisão de mais de 30 cm de comprimento. No entanto, com os sistemas robóticos será possível operar o coração por meio de três pequenas incisões no peito, cada uma com cerca de 1 cm de diâmetro. Como o cirurgião faria estas incisões menores em vez de uma longa por toda a extensão do peito, o paciente experimentaria menor dor e sangramento, levando a uma recuperação mais rápida.

A robótica também diminui a fadiga que os médicos sofrem durante as cirurgias, que podem durar várias horas. Os cirurgiões podem ficar exaustos durante essas longas cirurgias diminuindo seu rendimento.

Características e Benefícios da cirurgia robótica

Primeiro sistema cirúrgico robótico com visualização 3D HD

Resolução mais efetiva fornece imagens mais claras e melhor detalhamento dos planos dos tecidos e anatomia crítica

Zoom digital reduz interferências entre endoscópio e os instrumentos

Endoscópio estéreo (dois canais de imagem de 5 mm) de 0° e 30°

Destreza, Precisão e Controle

Controle preciso dos instrumentos, ponteiras articuladas

Movimento em escala

Grande raio de atuação permite atendimento multi quadrante

Grande seleção de instrumentos de 5 mm e 8 mm

Ergonomia

Alinhamento: olhos com as mãos

Visualizador Estéreo por imersão

Postura confortável

Instrumentos Endowrist®

Os instrumentos Endowrist ® possuem sete graus de liberdade de movimento que imitam as habilidades das mãos e dos pulsos humanos.

Cada instrumento tem uma função específica tal como clamping, sutura, corte e manipulação de tecidos.

Controle preciso com a ponta dos dedos de todos os instrumentos articulados Endowrist ®.

Movimento em escala e redução do tremor.

O tamanho dos braços proporciona o acesso a todos os quadrantes ao mesmo tempo.

Larga seleção de instrumentos de 5 e 8 mm.

imagem Sistema Robótico da Vinci S HD (5)

Procedimentos aprovados assistidos por robótica

Urologia - prostatectomia radical; pieloplastia; cistectomia; nefrectomia; adrenalectomia; reimplantação ureteral.

Cirurgia Geral - colecistectomia; fundoplicatura Nissen; miotomia de Heller; passagem de sonda gastrointestinal; esplenectomia; ressecção intestinal. Ginecologia - histerectomia; miomectomia.

Cirurgia Cardíaca - Mobilização da artéria mamária interna e ablação do tecido cardíaco; reconstrução da válvula mitral; intervenção endoscópica em artéria septal defeituosa; anastomose entre artéria torácica e artéria coronária anterior esquerda descendente para revascularização cardíaca e mediastinotomia.

Leia mais aqui.

Acompanhe mais artigos do Brasil Post na nossa página no Facebook.


Para saber mais rápido ainda, clique aqui.

MAIS SAÚDE NO BRASIL POST:

Photo gallery 10 boas notícias sobre o câncer de mama See Gallery