OPINIÃO
24/02/2014 16:42 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:12 -02

Aprenda a sentir seu corpo: o que fazer antes do treino?

Infelizmente, o sr. Ciro Miaguchi é o caso mais recente de morte em aula de spinning. Precisamos sensibilizar e educar os aluno a sentir o próprio corpo antes de treinar.

Estão se tornando comuns óbitos no meio de treinamentos físicos. Até mesmo pessoas que tínhamos certeza absoluta que eram saudáveis deram adeus de uma forma súbita.

Infelizmente, o sr. Ciro Miaguchi é o caso mais recente de morte em aula de spinning. Por mais equipada que seja uma academia, e por mais treinada sua equipe, ninguém está livre de uma fatalidade.

Meus colegas de profissão, não se sintam diminuídos. Mas nós, como profissionais da saúde, bem sabemos que cada caso é um caso e que não somos nada sem a participação do paciente/cliente no treinamento/tratamento.

Entretanto, é possível, sim, minimizarmos ou até mesmo evitarmos mortes súbitas. Como? Sensibilizando e educando o aluno de que ele tem capacidade de sentir e observar o próprio corpo antes de treinar. Se Ciro tivesse percebido todas as sensações daquele dia, a melhor aula para ele deveria ter sido alongamento, caminhada na esteira ou até ao ar livre. ou, dependendo de como estava, não fazer nada. Isso: nada, nada, nada... Why not?

Eu não posso definir certas condutas porque não estou vendo o físico e a postura corporal de Ciro. Mas, por exemplo, se for uma pessoa atarracada, encurtada, etc., eu jamais indicaria aula de bike. Por quê? Porque favorece encurtamentos e consequentemente sobrecargas em articulações e uma alteração no fluxo sanguíneo. E o emocional de Ciro? Também não deixaria de observar. Naquele dia, como estava sua hidratação, alimentação? Não dá pra a academia estar antenada a tudo, mas o aluno pode!

Senhores cardápios da saúde (todos os profissionais da saúde), vamos promover mais envolvimento do paciente/cliente no treinamento ou tratamento para que toda pessoa saiba perceber os sintomas que são ferramentas para uma vida longa.

Doutores, facilitem e não compliquem!

Dicas antes de iniciar seu treino:

  • Como sente seu coração?
  • Como sente sua respiração?
  • Como está sua disposição física e mental?
  • Como está seu humor?
  • Como está sua hidratação?
  • Comeu uma fruta ou suco de fruta?

* Sou contra shakes industrializados... Por quê? Porque o corpo necessita de alimentos vivos que não sobrecarreguem os rins -- e, só para lembrar, os rins são responsáveis pelo controle da pressão arterial a longo prazo.