OPINIÃO
02/01/2015 11:52 -02 | Atualizado 26/01/2017 21:36 -02

Decoração para quartos infantis

Nessa fase, o importante é permitir que o mundo de fantasia role solto na cabeça da criançada. Para isso não há nada melhor do que o cantinho pronto para os pequenos soltarem a imaginação e inventarem grandes histórias.

Não há dúvidas de que em casas com crianças, a decoração do quarto infantil pode ser ousada e sem limites. Nessa fase, o importante é permitir que o mundo de fantasia role solto na cabeça da criançada. Para isso não há nada melhor do que o cantinho prontinho para os pequenos soltarem a imaginação e inventarem grandes histórias.

Hoje, a maioria dos quartos de crianças ainda seguem a velha paleta de cores de acordo com o sexo da criança, porém o mundo inquieto da decoração permanece evoluindo, quebrando velhas regras e proporcionando diferentes ideias a cada temporada.

Conheça hoje, alguns exemplos de como inovar o décor do quarto dos seus filhos, com tendências e designs modernos, sofisticados e descolados. Essas dicas vão ajudar para que crianças em qualquer fase se sintam bem e confortável em um ambiente que é um universo exclusivo para eles.

Contemporâneo

Consuelos Jorge Arquitetos / homify.com.br

Simples e elegante! Essa é a linha seguida por essa decoração, uma cama espaçosa e moderna em cor sóbria é a escolha ideal para o quarto de crianças que estão entrando no período da adolescência. Decoração minimalista se permite ser usada por longo tempo, sem que o seu filho enjoe. O quadro ao fundo é o elemento chave para acrescentar um toque leve e alegre. As pequenas almofadas coloridas adicionam personalidade ao espaço nos permitindo identificar a idade do dono do cômodo.

Esse estilo é muito simples de reproduzir. Mantenha cores neutras como tons predominantes e adicione cores mais vibrantes em pequenas doses através de objetos, pinturas ou peças têxteis.

Estilo Retrô

Anders & Artig / homify.com.br

Se você quer entrar no quarto do bebê e sentir a sensação de que viajou no tempo, certamente o estilo retrô é o mais indicado para atender a proposta. Invadindo a decoração de interiores e agora está também fazendo parte da decoração infantil. Veja como esta decoração é composta de pequenos detalhes. As malas antigas substituem o criado-mudo, a cadeira ao lado da cabeceira da cama é de madeira escura e envelhecida. A cama cor azul pastel é suave e romântica e ao mesmo tempo indica sexo e a idade da criança, entretanto e funcional para ambos os sexos.

Espaço Maximizado

Molins Interiors / homify.com.br

Muitos de nós sofremos com aquela velha história de morar em apartamentos com tamanho limitado. Nem todos, possuem quartos amplos com bastante espaço para reproduzir uma decoração de capa de revista. Essa ideia é bem realista, se adequando perfeitamente a realidade de muitos. Veja como o quarto supri todas as necessidades da criança mesmo com o espaço pequeno.

A vantagem da janela grande é que aparentemente amplifica o ambiente. A mesa para os estudos, as prateleiras sobre a cama e ao lado direito o guarda-roupa, todos feito sob medida para que todas as necessidades da criança sejam atendidas.

A cor pode ser neutra, assim você evita seguir rotulando cores ao sexo da criança. Além de ser menos cansativo e o seu filho ou filha poderá usar por muito mais tempo.

Sofas Cama Cruce / homify.com.br

Outro exemplo bem legal é esse quarto, com uma pequena área de trabalho. Para aqueles com espaço limitado, outra opção é uma marcenaria inteligente. Uma cama em cima e uma estante e escrivaninha embaixo.  

A cadeira eames wood está super em alta, sendo adotada em quartos com os mais variados estilos de decoração.

Veja como automaticamente em um só mobiliário, você consegue adaptar várias outras funções.

Berçários

Stoke GMBH / homify.com.br

A fase de montar o quarto do bebê é sempre muito especial. A preparação do cantinho do bebê é um momento mágico e importante na criação do futuro elo entre mãe e filho. Para muitas gestantes cada detalhe tem que estar perfeito, tudo para que esse momento seja ainda mais belo. O ideal é tornar tudo isso possível sem precisar gastar uma fortuna. Aproveite o tempo da gestação para idealizar este espaço tão importante na vida de toda a família.

Leivars / homify.com.br

Que tal ser sua própria decoradora para o quarto do bebê? Veja como esses mobiliários de diferentes estilos são decorados de um jeito acolhedor. O Estilo escandinavo está super em alta, essa mistura minimalista com mobiliário de madeira clara e escura acompanhada sempre de cores pastel, tem dominado o décor infantil principalmente em quartos de recém-nascidos. Além de ser um estilo suave que transmite paz ele é bastante fácil de recriar, devido a sua simplicidade na composição de ambientes.

Este exemplo de décor para berçário, cores neutras como o branco se mostra predominante. A decoração marítima aparece nos detalhes menores. A caixa de madeira para legumes foi adaptada com rodinhas e agora serve para guardar brinquedos. Um pequeno tapete de pele de ovelha transmite um pequeno charme junto ao restante do mobiliário, deixando esse quarto agradável e aconchegante e convidativo.

Brinquedoteca

Orlane Santos Arquitetura  / homify.com.br

Toda criança sonha em ter o seu próprio espaço lúdico, com muitos brinquedos para se divertir e sonhar. A fase mais gostosa da infância é ter a oportunidade de brincar e imaginar.

Se você tem um espaço sobrando em sua casa, por que não transformá-lo em um quarto de brincadeiras para o seu filho se divertir?

Massimo Adiansi Architetto / homify.com.br

Qualquer espaço extra já serve, seja ele um sótão, quarto extra ou até mesmo uma parte do quarto. Tudo vale para por fim aos brinquedos espalhados. Essas foram algumas das soluções práticas e claro, com estilos que proporcionaram um divertido espaço de brincadeiras e também manter os brinquedos organizados.

Roselind Wilson Design / homify.com.br

Que tal seria transformar um espaço sem uso, em uma parede de escalada? Se seus filhos têm espírito aventureiro, essa ideia é fantástica, razoavelmente simples e muito educativa!

Tatuagens de Parede

Fenice Interiors / homify.com.br

Essa é uma solução prática para você deixar o quarto do seu pequeno ainda mais especial. As tatuagens de paredes estão de volta! Agora mais ousadas e com qualidade superior. Você pode encontrar até mesmo modelos personalizados como é possível observar na foto.

KL Wall Art / homify.com.br

A tatuagem de parede é um detalhe que faz toda diferença, veja como esse quarto, ganha personalidade e um charme feminino! A parede ficou perfeita mudando completamente o visual do ambiente. Essa é uma ótima opção para aqueles que buscam uma mudança rápida e sem muito custo.

Que tal para esse próximo ano: se engajar em um projeto para o quarto do seu filho?

Acompanhe mais artigos do Brasil Post na nossa página no Facebook.

Para saber mais rápido ainda, clique aqui.